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Web Stories: saiba mais sobre essa ferramenta do Google!

  • Gustavo Santos
  • 11 de janeiro de 2023
  • 5 mins de leitura

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Os Web Stories são uma das ferramentas mais poderosas lançadas pelo Google, uma vez que proporciona ao aplicativo, que possui o seu foco direcionado a fins mais formais e informativos, um caráter muito mais dinâmico, simples, descontraído e divertido.

Por esse mesmo motivo, o recurso precisa ser utilizado de forma consciente, para que se possa aproveitar das suas funcionalidades de forma realmente efetiva, sobretudo para aqueles que desejam, de alguma forma, se beneficiar do seu marketing digital.

Se até mesmo uma empresa que vende produtos como placa led personalizada pela internet consegue fazer sucesso postando fotos dos seus itens pelas redes sociais, como Facebook e Instagram, muito efetivo também será usar os Web Stories para o mesmo fim.

A interatividade, a mensurabilidade e a responsividade são aspectos extremamente valorizados na internet de hoje. E isso se acentua de modo especial nos negócios que estão se formando na web, de modo que constitui um grande diferencial ante a concorrência.

Desse modo, e para que até mesmo a venda de serviços como ensaio gestante moderno possa ser bem realizada com a ajuda dos Web Stories, este artigo terá como objetivo abordar esse tema, de modo a esclarecer todas as possíveis dúvidas.

Abordando o conceito desta ferramenta, este artigo ainda irá demonstrar como fazer para criar os stories nessa ferramenta do Google. Ao final, ainda será possível concluir com cinco grandes vantagens de utilizar esse recurso.

Afinal, o que é Web Stories?

Os Web Stories são um formato de conteúdo bastante parecido com os stories do Instagram, de modo que muitas pessoas já possam ter uma ideia do que se trata, justamente por conhecer o segundo.

Também chamados de Google Web Stories, eles possuem um estilo de carrossel e, em geral, aparecem para quem usa o Google no smartphone, mesmo que se trate de uma propaganda de um serviço de limpeza escadas condomínio.

Um grande ponto forte do recurso são as imagens, as quais conseguem preencher a tela do aparelho, de modo a possibilitar que o usuário deslize o dedo na horizontal para navegar pelos slides.

Os Web Stories também dispõem de texto, embora os recursos visuais consigam ganhar um maior destaque.

Uma das preocupações do marketing digital é que se possa sempre proporcionar conteúdo à audiência em um formato adequado.

Existem aqueles que preferem ler artigos, ao passo que outros usuários gostam mais de vídeos. No entanto, os conteúdos interativos são bem cativantes e possuem alto potencial de engajamento, de forma que os podcasts, por exemplo, já possuem o seu público fiel.

O ponto é que as companhias devem saber explorar cada formato para conseguir envolver os usuários de forma eficaz.

É aí que os Web Stories entram, justamente por se tratar de um tipo de conteúdo que está disponível para aqueles que usam o Google a partir do celular, mesmo que seja para contratar os serviços de manutenção preventiva de elevadores.

Para visualizar os Web Stories em um celular, basta apenas abrir o aplicativo Google, na aba Discover, que retrata os conteúdos dos quais o buscador compreende que o usuário poderá gostar. Descendo a tela, será possível ver a seção Stories.

Como criar Web Stories?

Olhando através de um ponto de vista mais técnico, os Web Stories tratam-se justamente de páginas da internet que precisam seguir as mesmas boas práticas que as outras. Desse modo, o próprio Google faz várias recomendações que vale a pena conferir.

Entre as principais boas práticas, é possível citar o uso de vídeos, que são o tipo de mídia mais indicado.

Afinal de contas, eles geram mais engajamento que os textos e as imagens, os quais devem ser usados apenas de maneira complementar, ainda que seja para promover uma empresa terceirizada de recepcionista.

O Google também sugere que não se faça uso de mais de 280 caracteres em cada slide. Inclusive, não se aconselha usar texto no formato de imagem.

O motivo é que os stories são ajustados à tela do aparelho, e isso geralmente corta as beiradas da figura. Se houver texto nela, portanto, alguma parte pode não ser exibida.

Além do mais, para garantir um bom uso da técnica de SEO, que nada mais é do que a otimização para mecanismos de busca, deve-se criar conteúdo de qualidade, uma vez que o Google está sempre avaliando isso nos Web Stories também.

Portanto, para aqueles que desejam usar os Web Stories na suas estratégias de marketing digital, é possível criá-los por meio de programação, mas existem técnicas que simplificam o processo, ainda que seja para anunciar um treinamento para motorista habilitado.

Uma delas é o plugin de Web Stories, próprio para o WordPress. Depois de realizar o login no painel de administrador, deve-se passar o mouse sobre a opção Plugins, e clicar em Adicionar novo. No campo de busca, deve ser digitado Web Stories.

Ao final, deve-se clicar em Instalar agora e, em seguida, em Ativar. Depois, ainda se poderá acessar o plugin a partir de uma barra lateral. A criação de Web Stories atua de maneira bem intuitiva, similar ao uso da ferramenta Canva, por exemplo.

Fazendo uso de ferramentas como essas, não haverão dificuldades com as dimensões. No entanto, na hora de produzir fotos ou vídeos com o intuito de usá-los nos Web Stories, deve-se lembrar de usar a câmera na vertical.

Desse modo, o usuário poderá ter uma boa experiência, ainda que esteja acompanhando um conteúdo sobre polimento em piso de granito.

Assim, é possível perceber como os Web Stories podem ser extremamente úteis em uma estratégia de marketing digital.

Eles são um formato a mais para que se possa entrar em contato com o público-alvo e aumentar a audiência de uma empresa. Além do mais, são uma fonte de tráfego que podem alcançar visitantes que estão buscando por determinadas palavras-chave.

Vantagens dessa ferramenta

Por fim, e para que até mesmo conteúdos como pintura de fachada de loja possam ser promovidos por meio dessa ferramenta, possibilitando um aumento nas vendas das lojas e demais tipos de empresas, será interessante apontar algumas vantagens da abordagem.

Aqueles que desejam saber para que servem os Web Stories precisam, antes de tudo, pensar na necessidade humana do entretenimento.

São muitas as pessoas que, simplesmente para passar o tempo, têm o costume de pegar o celular e abrir as mídias sociais.

Entre essas pessoas, são muitas as que acessam os Stories. Isso explica o número de indivíduos que usam os Stories do Instagram a cada dia, que está na faixa de meio bilhão.

Os stories são um estilo de conteúdo de rápido consumo. Além do mais, as fotos facilitam a compreensão sem que a pessoa necessite se concentrar muito.

Isso significa que, se as pessoas usarem os Web Stories de forma estratégica, elas terão mais oportunidades para engajar a sua audiência. Mas não se trata só disso. Os Stories também constituem uma fonte extra de tráfego.

Se o gestor configurar os seus stories de acordo com as orientações do Google, eles poderão aparecer para os visitantes, o que pode acontecer tanto na seção Discover, quanto na pesquisa por palavras-chave.

Além do mais, é preciso informar os metadados pedidos pelo Google. Desse modo, se poderá ter mais chances de exibir os stories aos usuários do buscador.

Por essa razão, é possível afirmar que, de forma sintética e objetiva, os benefícios dos Web Stories se classificam em cinco critérios. A saber:

  1. Potencial de monetização;
  2. Possibilidade de linkagem externa;
  3. Mensurabilidade;
  4. Stories altamente responsivos;
  5. Interatividade.

Conhecendo o enorme potencial de gerar engajamento e vendas, o Google possibilitou ao Web Stories o uso das plataformas Adsense e Admanager.

Sendo assim, é possível criar stories monetizáveis, isto é, que possam gerar receitas como se fosse anúncios postados dentro do site.

Para tanto, existem atualmente duas possibilidades, que são a de divulgar os links na condição de filiado e veicular as postagens, e outra, por meio de venda direta em anúncios.

Os stories do WhatsApp, que são popularmente conhecidos como status, e do próprio Instagram e Facebook, informam ao autor quantas e quais pessoas viram o conteúdo.

Já no Web Stories, a avaliação das métricas avança a um outro nível, já que é possível fazê-las por meio do Google Analytics.

Considerações finais

Por meio deste artigo, foi possível explorar um pouco mais o universo dos Web Stories que, como os outros mecanismos já conhecidos que também levam esse nome, possuem a capacidade de vender contando e mostrando histórias de vida.

Dessa forma, pode-se afirmar que a ferramenta é extremamente fundamental para os negócios e possui o potencial de impulsionar o sucesso de diversas campanhas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.