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Qual a importância do marketing visual para as empresas?

O marketing visual é uma estratégia muito importante para as empresas, principalmente em uma era dominada por redes sociais e pela preferência dos consumidores nesse tipo de conteúdo.

As organizações podem até desenvolver boas estratégias, conhecer muito bem sua persona, ter ótimos produtos e serviços e trabalhar com bons canais de distribuição, mas se não investir em marketing visual, estão perdendo tempo.

As pessoas reconhecem uma marca, seus produtos e serviços por meio das cores, símbolos nas embalagens, identidade e logotipo e isso mostra o quanto os elementos visuais são importantes nesse processo.

Para que uma marca seja realmente forte, precisa de uma estratégia de marketing visual muito bem trabalhada. Ao observar as grandes organizações, isso fica ainda mais claro.

É só pensar nas grandes marcas de diversos segmentos, como refrigerantes, celulares, automóveis, roupas, calçados, supermercados, entre outros. Até mesmo as instituições financeiras investem nessa prática.

É assim que elas conseguem o reconhecimento do público e são capazes de se destacar entre os concorrentes.

Mas a estratégia só é bem trabalhada a partir do momento em que o negócio compreende o conceito de marketing visual, os principais tipos desse conteúdo e qual sua importância para a organização.

O que é marketing visual?

Marketing visual é uma comunicação criada por meio de diferentes elementos visuais usados pela empresa, como:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Ícones;
  • Símbolos.

Eles podem ser usados de várias maneiras, tanto dentro quanto fora da internet. É uma publicidade que costuma ser o primeiro contato entre a empresa e o consumidor, funcionando como seu cartão de visitas.

Um design de fachada de loja precisa se basear no marketing visual para construir o branding do negócio e colaborar na hora de transmitir a mensagem e consolidar o posicionamento da companhia.

O processo de assimilação e retenção da imagem acontece de maneira subliminar e emocional, por isso é algo mais simples do que os textos. Também existem diversos estudos que comprovam que o ser humano gosta das imagens.

Isso acontece porque sua interpretação não depende da cultura, idioma ou grau de instrução. Em um livro escrito em língua estrangeira, o público pode não identificar o que está escrito, mas se tiver ilustrações, a interpretação é muito mais fácil.

Principais tipos de conteúdo visual

Investir na criação de conteúdo é muito importante nos dias de hoje para que a organização posta se comunicar com sua audiência, e isso pode ser feito por meio de materiais visuais. Alguns dos principais tipos são:

Imagens

De acordo com uma pesquisa realizada pelo DMP, o tráfego de um site aumenta em até 48% se houver uso de imagens.

Quando o usuário pesquisa alguma informação na internet, por exemplo, sobre sala de estar planejada pequena, deseja ver imagens para inspirar seu projeto. Da mesma forma, em uma loja virtual, é indispensável disponibilizar fotografias dos produtos.

Mas é muito importante que as imagens sejam de qualidade, tenha um bom título, uma boa legenda e sejam compatíveis com o que está sendo falado na página.

Vídeos

As estratégias de marketing com vídeo são cada vez mais populares porque conseguem aumentar a taxa de conversão, além de corresponderem ao formato preferido entre os usuários.

No site, redes sociais e blog da marca, é muito importante incluir os vídeos para falar sobre os produtos e serviços, transmitir guias de instruções, mostrar depoimentos de clientes e até mesmo falar sobre os bastidores da empresa.

Os vídeos publicados no canal da marca no YouTube precisam contar com descrições feitas com a palavra-chave escolhida, visto que isso aumenta a possibilidade de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa na plataforma.

Infográfico

As pessoas selecionam muito bem aquilo que desejam consumir na internet por conta da infinidade de materiais disponíveis. Quem quiser chamar a atenção dos usuários precisa disponibilizar informações sobre os produtos e a marca rapidamente.

Uma empresa de envelopamento de armário de quarto pode fazer isso por meio do infográfico, um tipo de conteúdo que combina elementos textuais e visuais.

Por conta dessa característica, é capaz de transmitir credibilidade para o público e aumentar o tráfego de um site em até 12%.

Para fazer bom uso do infográfico, é interessante analisar mapas de calor e empregá-los de modo que os usuários permaneçam mais tempo na página para consumir o conteúdo.

Esse formato de material pode ser usado para apresentar dados, comparações e estatísticas, e em plataformas de e-commerce também é muito útil para comparar produtos e falar sobre mercadorias que despertam dúvidas e interesses.

GIFs e memes

Os GIFs são pequenas animações em vídeo, enquanto os memes são uma composição de texto e imagem que ganharam muita força no marketing visual nos últimos anos, por conta das redes sociais.

Uma empresa de locação de chácara para casamento pode usar esses elementos se quiser adotar um tom divertido e engraçado para suas publicações nas redes sociais e no blog institucional.

Mas antes de publicar esse tipo de conteúdo visual, é interessante se certificar de que ele realmente faz sentido para o público-alvo.

Embora costumem ser bem aceitos por adolescentes e jovens adultos, podem não ser bem interpretados ou sequer interpretados por pessoas mais velhas, principalmente as de terceira idade.

Se os GIFs e memes não fizerem sentido para o público, podem provocar mal-estar ou ambiguidade nas postagens.

Importância do marketing visual

O marketing visual tem como propósito facilitar a compreensão da mensagem, usando para isso recursos visuais. É um tipo de estratégia muito importante para que a marca consiga se destacar entre os concorrentes e crescer.

Existem pessoas que acreditam que a escolha de uma cor para um título, tratar uma fotografia por horas ou decidir qual é a melhor posição de um botão dentro do site são questões supérfluas, mas isso não é verdade.

Um fabricante de vidro espelhado verde toma muito cuidado com isso porque são decisões cruciais para criar conexão com o público, transmitir a mensagem desejada e alcançar os resultados esperados.

O conteúdo visual é importante, só que a imagem precisa ser muito bem elaborada, mas só assim será capaz de identificar uma ideia de maneira rápida, direta e objetiva. Mais do que isso, poderá ser lembrada por muito tempo.

Se uma pessoa estiver navegando pelas redes sociais e encontrar um anúncio simples, com uma imagem comum e uma frase que quase não aparece, dificilmente vai se lembrar dele quando precisar comprar aquele produto ou serviço.

Agora, se essa mesma pessoa encontrar um anúncio com visual impactante, usando a mesma temática, mas com elementos e cores em destaque e que chamam a atenção, provavelmente vai clicar.

Entre dois anúncios de mezanino de madeira para loja, vai receber cliques aquele que se destacou por sua apresentação. Isso mostra o quanto o marketing visual e o texto precisam trabalhar com o mesmo propósito.

A imagem é capaz de atrair o público e o conteúdo é o que vai fazer as pessoas continuarem consumindo. O melhor de tudo é que as organizações podem trabalhar diferentes tipos de marketing visual, de modo que seja agradável para sua audiência.

A escolha é uma questão individual e precisa estar de acordo com o mercado de atuação, a persona do negócio e o posicionamento que a empresa deseja alcançar.

Se uma assistência técnica de TV Samsung quiser alcançar um público mais maduro, precisa investir em elementos diferentes daquela loja de roupas que querem impactar um público mais jovem, tecnológico e moderno.

Da mesma forma, uma marca de produtos de beleza precisa saber se apresentar de maneira visual diferente do que é trabalhado por uma empresa de cosméticos.

São setores e objetivos distintos, por conta disso, na hora de trabalhar uma estratégia de marketing visual, é fundamental tomar cuidado.

Lembrando que ela precisa estar presente em todos os canais e meios de comunicação que a companhia utiliza, indo desde as publicações nas redes sociais, passando pelo site institucional e nas estratégias offline.

Só que além de captar a atenção das pessoas por uma imagem, uma empresa especializada em projeto de aterramento residencial também precisa manter o público engajado.

Existe uma quantidade muito grande de estímulos visuais, principalmente na internet, assim sendo, tudo precisa ser devidamente trabalhado para alcançar bons resultados.

Considerações finais

O marketing visual é uma estratégia muito importante porque as imagens conseguem transmitir mensagens de maneira muito mais simples e clara, e muitos consumidores preferem este formato de conteúdo.

É justamente por isso que ações em plataformas como o Instagram e o YouTube ganham tanto destaque nos dias de hoje.

Os canais offline também recebem essa ação, mas para alcançar resultados realmente satisfatórios, todo o trabalho precisa de um bom planejamento e das melhores práticas da atualidade.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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