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Busca inteligente: saiba o que é e os benefícios para a sua loja online

  • Gustavo Santos
  • 28 de abril de 2023
  • 5 mins de leitura

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Busca inteligente é uma tecnologia que se baseia em inteligência artificial para melhorar a experiência de pesquisas na internet. O Google já trabalha com esse sistema e ele é cada vez mais popular, principalmente no e-commerce.

Os avanços tecnológicos mudaram o comportamento das pessoas na maneira como elas se relacionam e em seus hábitos de consumo. O mercado digital está se adaptando a essa novidade que promete mudar a maneira como as pessoas fazem pesquisas.

Pelo fato de usar inteligência artificial, a busca inteligente chama atenção dos usuários e de sites dos mais variados segmentos. Para as lojas virtuais, isso é muito interessante porque ajuda as pessoas a encontrarem produtos com facilidade.

As coisas na internet acontecem rapidamente e influenciam muitos aspectos da sociedade. Quem vende produtos e serviços online sabe muito bem que precisa acompanhar essas mudanças e até mesmo se antecipar a elas.

Se as pesquisas inteligentes estão ganhando mais espaço, então é fundamental saber utilizá-la na loja virtual, mas existem alguns aspectos que precisam estar bem claros.

O empreendedor digital precisa saber qual é o conceito de busca inteligente, quais são os seus pilares, como essa tecnologia funciona e os benefícios que oferecem para as lojas online.

O que é busca inteligente?

Busca inteligente é uma tecnologia que se baseia em inteligência artificial para melhorar a experiência de pesquisa na internet. Usando diversos softwares, como comando de voz e reconhecimento de imagem, a navegação é mais intuitiva.

Grandes corporações, como o próprio Google, já trabalham com esse sistema e ele está se tornando cada vez mais popular nas plataformas de vendas.

Uma pessoa que esteja interessada em contratar limpeza de pastilhas de fachada, por meio da busca inteligente, passa por um processo de compra online muito mais curto e a experiência é muito melhor.

Pilares da busca inteligente

Esse tipo de pesquisa se diferencia das demais por conta de pilares que trazem uma experiência positiva aos usuários. São eles:

  • Alta velocidade;
  • Busca por imagem;
  • Busca por cor automatizada;
  • Busca por voz;
  • Busca comportamental;
  • Similaridade fonética.

A velocidade é um dos principais elementos da pesquisa inteligente e entrega a principal proposta de valor. É necessário entregar resultados em tempo recorde e de maneira dinâmica, antes mesmo que o usuário termine de escrever o termo.

A busca por imagem está chamando a atenção dos usuários, pois basta que eles selecionem uma fotografia ou tirem uma foto para enviá-la a um mecanismo de pesquisa.

O conteúdo é escaneado pela inteligência artificial que vai exibir resultados de acordo com o conteúdo do arquivo, e para uma loja virtual, esse tipo de busca é muito benéfica, pois os usuários podem encontrar em seu site os produtos que procuram.

Uma confecção de avental personalizado com logotipo também pode usar a busca por cor automatizada porque permite que as pessoas procurem produtos em determinadas cores, algo que agiliza a jornada de compra.

Uma loja online de roupas pode contar com esse formato de pesquisa para melhorar a navegação no site de vendas, pois quanto mais rápido o cliente encontrar o que precisa, menor será o tempo para finalizar a compra.

O comando de voz é um fator determinante para a busca inteligente, e isso se deve a popularização de inteligência artificial como os assistentes digitais.

Permitir a pesquisa por voz na loja virtual personaliza a experiência de compra, além de ser um ótimo recurso para que o e-commerce se torne mais acessível às pessoas com deficiência visual.

A busca comportamental é outra ferramenta importante para a personalização da experiência de compra porque estuda e considera o comportamento do usuário durante a navegação no e-commerce.

Ela considera as páginas, links e imagens que o visitante clicou e mostra resultados de acordo com a busca dessas pessoas no momento.

Se alguém estiver pesquisando sobre estação de trabalho para 4 pessoas, vai encontrar o que precisa rapidamente e pode ser impactado por produtos semelhantes ou complementares, algo que ajuda a loja aumentar seu ticket médio.

A similaridade fonética está presente em diversos aplicativos e sites, como no caso do Google e YouTube. Ela é capaz de analisar as palavras enquanto o usuário está digitando e sugere termos relacionados, podendo até indicar a grafia correta.

Um exemplo disso é quando o usuário está pesquisando alguma coisa no Google e logo aparece uma barra com diversas sugestões de termos.

Como funciona a busca inteligente?

A pesquisa inteligente funciona de maneira muito semelhante aos outros tipos de buscadores na internet. Mas a experiência do usuário só será positiva se o sistema garantir alguns recursos básicos.

Por exemplo, se alguém pesquisou sobre empresa de limpeza e portaria usando a busca inteligente, a plataforma precisa garantir velocidade ao exibir resultados, personalizar os filtros de pesquisa e oferecer pesquisa por voz.

Também é muito importante que possa fazer reconhecimento de imagem, visto que todas essas funcionalidades ajudam o usuário a encontrar aquilo que ele precisa de maneira assertiva, rápida e prática.

Benefícios para a loja online

A busca inteligente é uma excelente estratégia para aumentar as vendas do e-commerce e expandir o alcance da marca. A partir do momento em que a plataforma amplia as formas de pesquisa, o contato com o visitante será mais positivo.

Isso porque ela permite aos clientes procurarem itens de maneira mais rápida e intuitiva, e quanto mais prático for todo esse processo de compra, menor será o caminho que o consumidor precisa percorrer para finalizar seu pedido.

Diversas plataformas de vendas já trabalham com essa tecnologia e oferecem tudo aquilo que o usuário precisa para uma boa navegação, além do acesso a relatórios sobre os termos mais procurados.

Isso facilita a vida de quem quer saber sobre conserto tela notebook acer e ainda ajuda a conhecer melhor o comportamento da audiência. Além disso, traz diversos outros benefícios, como:

Influencia a decisão de compra

Quanto mais tempo o usuário passa na loja virtual, menos chances de concluir uma compra, mas isso pode ser resolvido com tecnologia.

A busca inteligente aumenta a velocidade na entrega de resultados e consequentemente faz com que a decisão de compra seja mais rápida.

Aumenta as taxas de conversão

A partir do momento em que a experiência de compra é positiva e a jornada do cliente é mais curta, a tendência é que a taxa de conversão aumente consideravelmente.

Esse tipo de busca elimina diversos obstáculos que podem fazer o cliente desistir da compra, por isso se mostra essencial para as estratégias de vendas de qualquer tipo de negócio, como uma loja de laços para pet shop atacado.

Personaliza a experiência de compra

Por meio da busca inteligente, principalmente quando se trata da busca comportamental e a busca por cor, é possível proporcionar uma experiência personalizada para o usuário.

Ele consegue ter muito mais contato com produtos compatíveis com seus interesses, ao mesmo tempo em que terá menos contato com mercadorias que não são relevantes para suas necessidades do momento.

Reduz as taxas de rejeição

Cerca de 76% dos consumidores abandonam uma loja virtual quando não encontram aquilo que estão procurando, além disso, outras pesquisas também mostram que 48% vão procurar o produto ou serviço em outra plataforma de vendas.

A concorrência é grande para todo o modelo de negócios, por exemplo, uma oficina mecânica mais perto, mas na internet a evasão de clientes é muito mais rápida e as plataformas precisam investir em ferramentas que entregam uma boa experiência.

Analisar a taxa de rejeição é muito importante para saber como está o desempenho do negócio em relação às vendas e os resultados trazidos pelas estratégias de SEO, visto que melhora a reputação da loja virtual nos motores de busca.

É ainda mais importante pensar sobre isso porque 52% dos consumidores abandonam todo o carrinho quando não encontram o item que estavam procurando.

Quando uma pessoa precisa contratar uma empresa especializada em instalação de banheira de imersão, se tiver que fazer outro serviço que possa ser realizado pela mesma organização, não quer contratar outra.

A mesma coisa acontece com o público-alvo do e-commerce, afinal, é muito mais fácil comprar tudo em um site só do que em plataformas diferentes.

Considerações finais

Com o aumento das vendas pela internet, consegue fazer bons negócios as plataformas que sabem se destacar e atrair os consumidores. As chances de vendas são ainda maiores quando a organização sabe oferecer uma boa experiência.

A busca inteligente é uma forma de fazer isso e no comércio eletrônico, ela faz toda a diferença no sucesso e no desempenho do site. Utilizá-la é uma forma de acompanhar as demandas atuais e vencer a concorrência.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.