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Você sabe o que é performance digital?

  • Gustavo Santos
  • 16 de novembro de 2022
  • 5 mins de leitura

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A performance digital é o apanhado geral que se faz com as métricas que uma empresa obtém após a implementação do chamado marketing de performance. Dito de outro modo, trata-se de um processo cujo objetivo final é avaliar, corrigir e reinventar.

Por essa razão, é possível afirmar que fazer publicidade na internet, nos tempos atuais, vai muito mais além do que foi no passado, uma vez que até mesmo a busca por um serviço de gráfica rápida pode ser feita por meio da web.

Desse modo, existe toda uma atenção voltada para a qualidade de cada um dos processos e o bom andamento de todos os detalhes da campanha, uma vez que esses dados são muito importantes para as corporações que desejam crescer no mercado.

Em outras palavras, tanto para uma empresa de portaria e recepção quanto para uma agência de marketing, o que vai diferenciar um negócio profissional dos demais concorrentes amadores é a capacidade de corrigir os erros e investir em melhorias.

Dessa forma, e para que seja possível compreender isso de maneira mais profunda, será abordado neste artigo o tema das performances digitais, apresentando o seu conceito nas mais diversas companhias do atual mercado.

De modo a mostrar como até mesmo uma empresa de serviço de locução pode fazer uso dessa abordagem, também será possível argumentar a respeito da importância dela, bem como das principais ferramentas que auxiliam nesse processo.

Afinal, em que consiste a performance digital?

A cada dia que passa, a tecnologia e a internet se tornam cada vez mais presentes nas vidas dos seres humanos, seja no momento de buscar por uma informação ou realizar a compra de um produto.

Sendo assim, as pessoas, como usuárias dos espaços virtuais, constantemente se deparam com anúncios de itens ou serviços, que várias vezes trazem justamente aquilo que elas estavam procurando, seja uma divisória parede ou até mesmo algo para comer.

Essa experiência pode auxiliar na compreensão exata do que a performance no digital se trata, uma vez que ela consiste justamente no desempenho de recursos utilizados para os mais diversos fins comerciais e comunicativos frente ao público que tem contato com eles.

Trata-se de um conceito fielmente atrelado a fatores concretos, chegando a um parecer a respeito do desempenho da companhia por meio de indicadores e análise de dados.

As táticas de marketing de performance possibilitam que a marca esteja ciente a respeito de quantos visitantes acessaram o link de um anúncio, quantos consumidores o viram e quem foram os interessados por comprar o produto ou serviço.

Para além de compreender o que é a performance digital, é fundamental entender também a sua importância para uma corporação que está em busca do aumento de suas vendas.

Ao trabalhar com indicadores diretos e precisos, essa tática possibilita que o empreendimento analise o desempenho que a marca está alcançando frente aos possíveis consumidores.

Dessa forma, é possível traçar com maior precisão o público-alvo da companhia, os canais mais efetivos para alcançá-lo e elaborar táticas mais direcionadas a partir da análise dos resultados de cada decisão aplicada.

Desse modo, analisar a performance da corporação no digital é essencial para que seja possível aplicar práticas cada vez mais efetivas, atraindo mais clientes e otimizando o processo de vendas, ainda que se trabalhe com limpeza de telhado colonial.

Após compreender o que é performance no digital, é necessário, para os empreendedores de primeira viagem, aplicar esse conceito no contexto da sua empresa em questão.

Uma boa forma de começar esse processo é fazer uso das plataformas Ads, que são os espaços virtuais que oferecem anúncios em contextos variados.

Para citar um exemplo, o Google Ads entrega anúncios ao internauta da sua página de busca, o que leva o produto ou serviço da marca a um enorme número de pessoas.

Além do mais, é possível analisar os dados de acesso do seu anúncio, para compreender quantos visitantes clicaram, verificando o retorno obtido com o investimento.

Outra ferramenta que ajuda nesse processo é o Google Analytics, que possibilita descobrir informações relevantes acerca dos visitantes do site, tais como dados demográficos, a origem do tráfego e também o seu fluxo dentro do site.

Portanto, a partir de ferramentas simples e eficazes, torna-se possível aplicar esses procedimentos no dia a dia da empresa e melhorar os seus resultados por meio da performance no digital.

Qual a importância da performance digital?

Dentro do comércio eletrônico, a performance digital é imprescindível, uma vez que ela indica se a loja virtual está indo bem ou mal e quais os momentos em que isso acontece.

Mais ainda do que isso, ela permite obter insights para realizar melhorias contínuas. Desse modo, o ato de conferir e otimizar o desempenho possui um papel singular para auxiliar no crescimento, ainda que a loja só venda impressora termica etiqueta colorida.

Trabalhar com performance exige uma enorme atenção em relação à análise dos dados. E, para profissionais como analistas de marketing digital, estar por dentro de todas as métricas que integram a campanha é algo absolutamente fundamental.

Essa visão não deve se limitar apenas aos dados que estejam diretamente relacionados com o desempenho e aos resultados gerados pelos anúncios.

Em uma campanha de performance de um e-commerce, por exemplo, os números que mais se destacam são aqueles das transações e de receita.

No entanto, os dados que são vistos como secundários não devem ser deixados de lado. Alguns exemplos deles são a taxa de rejeição, a quantidade de cliques no anúncio e o CPC, que é o custo por clique.

Esses números, quando avaliados em conjunto, servem para verificar se a campanha está atraindo o perfil certo de público, se está com uma comunicação eficaz para o engajamento e se é possível achar algum problema em relação ao site ou à página de destino.

Otimizando os processos

Por fim, e para que este artigo possa ser completo no objetivo de auxiliar os empreendedores de primeira viagem na implementação das técnicas necessárias para acompanhar a performance digital, será extremamente útil apontar algumas ferramentas.

Até mesmo uma marca que trabalha com locação de ônibus para excursão precisa, se deseja atuar no digital, investir no conhecimento dessas plataformas e implementar os métodos de forma adequada.

Por essa razão, é possível citar quatro dentre as principais ferramentas para ajudar neste objetivo. São elas:

  • Google Analytics;
  • Plataformas Ads;
  • Google Optimize;
  • Hotjar.

Além do mais, no que tange à performance digital, não bastam apenas as ferramentas de análise. É fundamental contar também com recursos de otimização. Neste critério, o mais importante talvez seja a Key Performance Indicator, também conhecida como KPI.

Uma KPI é um número que precisa ser superado ou batido. Dito com outras palavras, uma KPI se trata de uma meta.

Ela pode ser utilizada em conjunto com praticamente qualquer métrica, a exemplo das métricas de leads, de vendas, do Ticket Médio e a própria métrica do ROI, ainda que se trate de uma firma que fornece sistema de cftv residencial.

Uma vez estipulada a KPI, é necessário listar logo em seguida as práticas que deverão ser realizadas para bater a meta.

Para citar apenas alguns exemplos, essas ações poderiam ser a diminuição do preço do produto, bem como do próprio preço do frete, a otimização do design, das fotos e do conteúdo da página.

É crucial perceber que uma das práticas é a otimização do design da página. Aqui deve entrar em cena outra ferramenta de otimização, que é o chamado CMS.

Esse módulo, que é incluso nas plataformas de comércio eletrônico, como a própria VTEX, permite que se mexa na estrutura e no layout da loja virtual, para que seja possível melhorá-la dentro de poucos minutos.

Considerações finais

Neste artigo, foi possível compreender de forma mais aprofundada os pontos favoráveis de se trabalhar com a avaliação constante da performance das empresas dentro do meio digital, de modo a garantir que as métricas sempre se mantenham em níveis positivos.

Sendo assim, foi necessário conhecer de forma mais detalhada o próprio conceito da performance digital, de modo a poder entender como o marketing pode ser trabalhado em cima dessa ideia, de modo a se beneficiar dela para avaliar, corrigir e reinventar as etapas.

Por essa razão, é possível finalizar com a observação de que, para os negócios de todos os tamanhos e segmentos, é indispensável estudar as métricas e os resultados que vão sendo apresentados, à medida que o projeto vai caminhando.

Também é igualmente importante garantir que, dentro das capacidades de cada um, seja aumentado o nível de investimento nesses aspectos do marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.