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SEO para WordPress: saiba como funciona

  • Gustavo Santos
  • 28 de outubro de 2022
  • 5 mins de leitura

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SEO é um conjunto de estratégias que otimizam uma página, tanto de um blog ou site, para que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa no Google e em outros buscadores.

Para construir um bom site WordPress, é necessário muito mais do que conteúdo de qualidade e informações relevantes para os visitantes, e as estratégias de SEO conseguem elevar o nível das páginas.

Ter um site institucional já deixou de ser um diferencial para se tornar indispensável no planejamento estratégico dos negócios. Por essa razão, é fundamental que ele possa se destacar em meio aos concorrentes.

A competitividade é grande e as empresas que querem estar por dentro dos algoritmos dos buscadores, precisam saber trabalhar suas páginas.

Embora os anúncios tragam resultados rapidamente, investir em SEO para WordPress aumenta a visibilidade, mas mesmo sendo uma estratégia assertiva, não é tão fácil de ser trabalhada.

Isso porque envolve busca de palavras-chave e outros quesitos importantes para a qualidade da plataforma, mas abrir mão dessa ação desvaloriza o investimento.

Neste artigo, será possível entender o conceito de SEO, o que é WordPress e como funciona o SEO para WordPress, para que se possa usá-lo do jeito certo.

Saiba o que é SEO

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa, em português, Otimização para Motores de Busca, sendo um conjunto de técnicas que ajudam uma página a ser bem posicionada nos resultados de pesquisa, de maneira orgânica.

A maior vantagem de utilizá-lo em WordPress é o aumento do tráfego orgânico, ou seja, quando os usuários acessam as páginas por meio de uma pesquisa, sem que a empresa precise pagar por isso.

Se alguém procurar, por exemplo, por rastreador para carros com chip de celular, vai encontrar sites de empresas que oferecem o serviço, sem ter visualizado um anúncio.

Com o tráfego pago, a organização precisa desembolsar um valor para que sua página apareça entre os primeiros resultados de pesquisa. No entanto, isso só vai durar enquanto houver investimento.

Por outro lado, ao trabalhar com as estratégias de otimização, o site se torna genuinamente relevante, por meio de elementos como:

  • Palavras-chave relevantes;
  • Imagens de boa qualidade;
  • Bom título;
  • Boa descrição;
  • Conteúdos completos.

A estratégia pode ser aplicada em qualquer tipo de plataforma, mas no WordPress ela se torna ainda mais potente.

O que é WordPress?

Os negócios que querem criar um site de qualidade podem investir no WordPress, um sistema aberto de gestão de conteúdo. É utilizado por muitas plataformas na internet e possibilita criar, gerenciar e publicar sites e blogs.

Por meio dele, uma empresa de blindagem de veículos também pode criar aplicativos e os empreendedores podem desenvolver plataformas e-commerce.

Mas o WordPress não é vantajoso apenas pelo fato de hospedar uma grande variedade de plataformas. Entre suas características, está o fato de ser seguro, confiável e protegido.

O sistema de gestão de conteúdo pode ser administrado até mesmo por pessoas que não conhecem nada de programação e web design, portanto, qualquer um pode desenvolver um site bom e funcional.

O WordPress também é flexível e o proprietário pode criar a plataforma da maneira que quiser, tanto na versão mais simples quanto na mais complexa. Um e-commerce, por exemplo, pode adicionar dispositivos e plugins.

Se o propósito é desenvolver um site otimizado para os buscadores, sem dúvidas, esta é a melhor opção.

Conceito de SEO para WordPress

Como visto anteriormente, não faltam motivos para criar um site no WordPress, mas independentemente da plataforma usada, é indispensável investir nas estratégias de otimização.

Se a empresa estiver entre as melhores posições nos resultados de pesquisa, há mais chances de atrair potenciais clientes e pessoas realmente interessadas em seus produtos e serviços.

Ela aumenta a taxa de conversão, qualifica melhor seus leads e ainda alcança uma boa autoridade de marca. Todo o investimento feito por um fabricante de máquina de café empresarial voltará para ele.

As estratégias de SEO também ficam muito mais fáceis, tendo em vista que o sistema conta com ferramentas que mostram se o conteúdo está otimizado para os motores de busca.

Ele, inclusive, atualiza o core para que o site seja capaz de se adaptar às diretrizes do Google. Para aqueles que não querem otimizar apenas o site, mas também o tempo para realizar o trabalho, é possível usar os plugins de SEO para WordPress.

Um dos mais usados é o Yoast, visto que o software reúne técnicas que facilitam a otimização da plataforma. Ele apresenta uma análise geral dos conteúdos, incluindo links externos e internos, além de uma pontuação.

Considera também o uso de palavras chave e a legibilidade dos conteúdos presentes na plataforma. Uma companhia de serralheria grades de ferro pode usar o The SEO Framework, SEO Squirrely e o SEO Optimized Image.

Eles são fáceis de usar, mesmo assim, é importante conhecer um pouco sobre a otimização de sites para fazer uma boa construção.

Como o SEO para WordPress funciona

Embora os plugins sejam de grande ajuda, para alcançar um bom resultado no posicionamento, é necessário conhecer o funcionamento do SEO para WordPress, e ele acontece por meio das seguintes estratégias:

Tema otimizado

O tema é uma característica que passa despercebida por muitas pessoas que estão criando um site, e ele também precisa ser otimizado para os motores de busca.

Isso porque o layout determina as funcionalidades que vão influenciar nas estratégias de SEO para WordPress. Para não errar na escolha, prefira um tema que não prejudique a velocidade do site e tenha uma boa estruturação de códigos.

Responsividade

Hoje em dia, se alguém quiser pesquisar informações sobre manutenção de notebook Itautec, é bem provável que faça isso pelo celular, tendo em vista o aumento do acesso à internet por meio de dispositivos móveis.

A internet está na palma da mão e ninguém precisa esperar para chegar em casa ou no trabalho, ligar o computador e procurar o que deseja. Para que as estratégias de SEO gerem os resultados desejados, o site precisa corresponder a essa realidade.

O design responsivo permite que a plataforma seja acessada por qualquer tipo de dispositivo e qualquer tamanho de tela, ajustando os elementos da página, sem prejudicar a navegação e a velocidade de carregamento.

A responsividade é uma característica fundamental e o próprio Google já anunciou que, na hora de indexar as páginas nos resultados de pesquisa, prioriza as plataformas com design responsivo.

Encontrar boas palavras-chave

A principal estratégia de SEO, seja para WordPress ou qualquer outro tipo de site, é a palavra-chave. Ela precisa ser relevante e estar de acordo com o público, a empresa e o conteúdo postado.

Para não errar na escolha, uma empresa de içamento de piscina deve conhecer os termos mais procurados pelos usuários e, com isso, determinar quais serão usados nos conteúdos de seu site.

Essa pesquisa costuma levar certo tempo, mas existem ferramentas que podem ajudar, como o Google Search Console, que além de identificar as palavras, mostra o tráfego de cada uma.

Otimizar título e meta descrição

Os títulos das postagens das páginas são extremamente importantes, pois é por meio deles que os buscadores se informam sobre o conteúdo e de que maneira ele atrai as pessoas para o que elas precisam.

Ao usar SEO para WordPress, uma empresa de projeto climatização residencial deve usar essa estratégia, por meio de um título que tenha entre 60 e 65 caracteres, com a palavra-chave principal e que seja atraente para as pessoas.

Outro detalhe importante é a meta-descrição, o texto que aparece logo abaixo do link e que descreve parte do conteúdo que está disponível na página e na publicação.

Para escrever uma boa meta descrição, é necessário investir em escrita persuasiva, pois só dessa forma será possível convencer as pessoas a acessarem o site, e a palavra-chave deve estar presente.

Cuidar da URL

Por fim, o SEO para WordPress também trabalha a URL, ou seja, o link que direciona o usuário para a página do site.

Uma empresa especializada em envelopamento de fiorino deve dar preferência para links mais curtos, simples e que contenham as palavras-chave do conteúdo.

Essa técnica é importante porque permite que os mecanismos de busca encontrem a plataforma com mais facilidade, mas não se esqueça de se atentar aos links quebrados para que o direcionamento não seja alterado.

Considerações finais

As empresas podem contar com diferentes plataformas para criarem o site institucional, e uma das melhores opções é o WordPress.

Para potencializar ainda mais o alcance do canal, é crucial investir nas estratégias de SEO. Por meio delas, todo o investimento na construção do site será mais valorizado e a marca vai conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.