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Duas mulheres olhando para o computador, e conversando sobre criação de sites e loja virtual

Processo de criação de sites e loja virtual

  • Gustavo Santos
  • 23 de janeiro de 2023
  • 4 mins de leitura

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Quem deseja investir no marketing digital para angariar mais clientes e atrair visitantes para sua página, é preciso seguir alguns itens importantes, como a criação de sites para o seu negócio. Além disso, para expandir seu negócio, ter uma loja virtual vai te auxiliar nessa fase. Por isso, neste artigo vamos te mostrar tudo sobre esse processo e como colocar em prática.

Um dos principais passos é melhorar a forma com que você se relaciona com seu público-alvo. Aliás, aperfeiçoar esse ambiente virtual, é fundamental para garantir uma melhor experiência desse consumidor. No entanto, sempre busque uma equipe de profissionais especializados para te ajudar nessas implementações, somente assim, tudo vai sair como o esperado.

Qual é a importância da criação de sites e loja virtual para empresas?

Esse, sem dúvidas, é umas das principais estratégias digitais usadas no campo cibernético, lojas virtuais e sites. No entanto, essa etapa precisa ser bem construída e estruturada para garantir eu funcione de maneira correta e eficiente. Por isso, ter metas e objetivos de curto, médio e longo prazo bem definidos vão te ajudar.

Um erro comum e que muitas pessoas cometem, é sair postando tudo sem um objetivo. Além disso, ter uma segmentação de conteúdos definidas para a sua persona, vai trazer resultados. Por exemplo, o gestor de uma farmácia constrói um blog dentro da sua loja virtual e não define quais serão os temas. Depois de um tempo, contrata redatores com temas livres e lá são abordados marketing, história, curiosidades e afins. Certamente você não vai atrair ninguém cuja finalidade era comprar na sua loja.

“Segundo um estudo da empresa de pesquisa de mercado eMarketer, há dois anos, apenas 17,8% das vendas eram feitas a partir de compras on-line. Esse número deve chegar a 21% em 2022, um aumento de 17,9% na participação do mercado de comércio eletrônico em dois anos, e com a movimentação de US$ 5,55 trilhões. Estima-se que o crescimento continuará, chegando a 24,5% até 2025, o que se traduz em um alavancar de 6,7 pontos percentuais em apenas cinco anos.” afirma, o Jornal Contábil.

O trecho acima dá total credibilidade ao que falamos. Os consumidores estão cada vez mais inseridos no campo virtual. Além disso, muitas pessoas deixaram de frequentar lojas físicas e resolvem tudo de forma on-line. Então, é completamente necessário que você invista nesse segmento para ter mais sucesso.

Saiba mais sobre como é ter um site e como é o processo de criação de lojas virtuais

Para iniciar a criação de um site, entre tantos elementos fundamentais, é necessário ter um domínio e um servidos. Calma, se você não sabe do que se trata, vamos te explicar nos tópicos abaixo, confira:

  • Domínio – para entender exatamente o que é domínio, continue a leitura. Bom, quando você digita o que quer pesquisar na internet, geralmente abre uma página cheia se sites, aqueles endereços se chama domínios. Por isso, nessa etapa é fundamental que você escolha o mesmo nome da sua empresa. Pois é a forma que o seu consumidor vai te encontrar.
  • Servidor – Diferentemente do domínio, servidor praticamente você não ‘enxerga’, mas ele é local onde todas as suas informações ficam armazenadas. Ele é extremamente importante para que você não perca dados do seu negócio no meio virtual.

Agora que você já entendeu como funciona o site, vamos te mostrar os principais passos do processo de criação de loja virtual para sua empresa. O primeiro passo é pensar no que você quer oferecer como experiência ao seu cliente. Uma boa dica e que é essencial no mundo de hoje, é que eles sejam feitos em modo responsivo. 

Segundo o site NuvemShop: Hoje, 80% de todo o tráfego da internet acontece por smartphones. E não são só os números que mudaram: o comportamento dos usuários também é outro. Desde 2017, o tráfego mobile aumentou 30,6%, enquanto aquele vindo de desktops caiu 3,3%. É por esse motivo que, além de uma página que chame a atenção, os elementos textuais e visuais que a compõem precisam se adaptar, principalmente, às telas de celulares.

Vantagens de ter um site e loja virtual

Cada vez mais pessoas e empresas estão investindo nesses componentes para garantir a melhor experiência de compra para seus consumidores. Além disso, não importa qual tipo de produto ou serviço que você venda, é importante ter um canal que facilite a vida da sua persona. Confira alguns dados abaixo, levantador por meio de uma pesquisa.

Segundo matéria publicada no portal Terra, atualmente, é quase impossível imaginar a expansão de uma companhia fora do cenário online. Até porque, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, conduzida pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação, 79% dos brasileiros estão conectados à internet.

Um levantamento realizado pela FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo) aponta que temos 234 milhões de celulares no país, diante de 108 milhões de notebooks e tablets.

  • 1 – Crescimento de público – uma forma de atrair novos públicos é por meio dessas duas ferramentas: loja virtual e site. Pois, através de técnicas para atrair essa persona, você consegue abranger o campo muito maior, que apenas sua região.
  • 2 – Alavancar vendas – Como já mencionamos algumas vezes durante este artigo, se você quer aumentar suas vendas precisa investir em um novo público. Por exemplo, não é preciso mudar seu ramo, mas aumentar seu leque de opções para que as pessoas te encontre de qualquer lugar.
  • 3 – Manter sua presença online – essa é uma das formas mais indicadas de ter reconhecimento no seu nicho. Sendo assim, garanta que sua marca esteja nos locais mais variados. Desde lojas e sites, até redes sociais. Claro, cada uma delas aplicando estratégias feitas para os variados públicos.
  • 4 – Presença e autoridade na internet – Uma das principiais estratégias do marketing digital é usar as redes sociais para criar sua autoridade na internet. Ou seja, mostrar a credibilidade do seu negócio é fundamental.

E aí, curtiu esse artigo sobre o processo de criação de um site e loja virtual? Clique aqui para ganhar uma consultoria ou falar com o nosso time. Então, continue acompanhando nosso blog para aprender acada vez mais dicas como esta.