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Registro de domínio: entenda como funciona

Qualquer negócio que tenha pretensão de ser digital precisa de um carimbo que ateste aquele site como próprio, dando um dos primeiros passos para a criação de um endereço eletrônico de uma marca. Esse é o famoso registro de domínio.

Não é só o simples fato de registrar. O domínio é uma das primeiras impressões que as pessoas terão sobre um negócio. Ou seja, o nome que se escolhe para a marca já é a primeira impressão e o nome para a página, geralmente, é a segunda.

O que é domínio e subdomínio?

Excluindo a parte técnica que envolve essa aplicação na internet, o domínio é como se fosse o registro oficial de um documento muito importante, como um RG, CPF e carteira de motorista.

Mas, aqui, isso significa o registro de um nome na internet, que serve para identificar o site de uma empresa como um endereço que pode ser acessado por qualquer pessoa.

Muitos sites utilizam nomes curtos, outros nomes longos, mas o importante é registrar um domínio que seja facilmente achado por qualquer usuário na internet.

Por exemplo, uma companhia de rastreador veicular particular acaba de nascer e precisa de um endereço eletrônico para as pessoas interessadas poderem acessar.

É como na loja física, onde as marcas estabelecem um local para compra, venda e atendimento aos clientes.

Na internet é a mesma coisa, no entanto, se dá a partir do domínio do site e, geralmente, com o nome da marca, ou alguma variação, e aquela terminação que muitas pessoas já conhecem: “.com.br”. Este é o nome registrado de uma marca na internet.

Há, inclusive, o subdomínio, que é uma forma de separar os conteúdos do seu site em sessões. Por exemplo, uma loja de fantasias cria seu próprio site com um domínio próprio.

Depois disso, caso o dono do negócio queira fundar um blog, é possível criar um subdomínio, ou seja, um novo site que está de certa forma vinculada ao domínio principal.

Em geral, não é preciso criar um novo domínio ou pagar para registrar um subdomínio. É uma forma inteligente de ter vários conteúdos em endereços separados mas tendo um domínio próprio como base.

Como registrar um domínio?

Para registrar um domínio, há diversos sites especializados nisso em que o passo a passo é fácil e intuitivo.

Primeiramente, é necessário pesquisar, seja na própria internet ou na ferramenta de hospedagem do futuro site, se o domínio pretendido já existe. Se já houver, deve-se pensar em outro nome porque já há um registro idêntico ao plano original.

Se o nome do domínio for algo muito importante para uma futura empresa de locação de móveis para eventos corporativos, mesmo que a companhia ainda não esteja estruturada, é possível criar um domínio sem ter um site.

Ou seja, apenas o registro do nome é feito. Quando a companhia em questão realmente usar esse domínio para levantar um site, as pessoas conseguirão acessar esse endereço eletrônico.

No entanto, esse passo anterior é fundamental para garantir que ninguém registre o mesmo domínio e tire a chance de obter algo essencial para a construção do site oficial posteriormente.

Pesquisando os domínios que já existem, basicamente as palavras comuns já estão registradas na internet. Portanto, não é possível criar qualquer nome para um domínio.

Isso mostra a importância de pensar com afinco no nome ideal para um negócio e desdobrar isso para um registro de domínio.

Por exemplo, uma fábrica de placa de gesso pode procurar por um domínio como Gessocomarte.com.br, registrá-lo, guardá-lo e usá-lo em um segundo momento quando o site estiver de fato programado.

Se um registro não está disponível, a maioria dos sites dá alternativas parecidas para que um domínio bem próximo do desejável seja criado.

Uma corporação pode registrar diversos domínios diferentes para depois usá-los como bem entender. Isso demanda planejamento e pensamento de longo prazo para pensar em nomes e em projetos que, futuramente, serão feitos.

O nome, sem o registro, pode ser perdido a qualquer momento caso uma outra pessoa faça o cadastro antes. Em alguns casos é improvável, mas pode acontecer.

Por isso, é interessante, ao criar do zero uma empresa de RH terceirizada, pensar em quais nomes serão utilizados para que, depois, se faça esses registros antes de alguém pensar e registrar antes.

Importância de registrar um domínio

A indústria de nomes de domínio passou por uma mudança drástica nos últimos anos com a chegada de vários outros tipos, como:

  • .xyz;
  • .cloud;
  • .site;
  • .store;
  •  .net.

Os diversos tipos de negócio, como uma empresa de RH terceirizada, e o crescimento das lojas virtuais, junto com a presença digital das empresas, fizeram com que este mercado evoluísse de forma exponencial.

É por isso que, mais do que nunca, há diversas razões para adotar os domínios em um negócio. Alguns deles são: 

1. Segurança e credibilidade 

Por mais que as pessoas confiem nos mecanismos de pesquisa da internet para ajudar a encontrar coisas no meio digital, o fato é que as pessoas tomam a decisão de acordo com a credibilidade do domínio.

Ou seja, os usuários, de forma geral, não estão acostumados a entrar em qualquer site com um domínio no mínimo estranho.

Com tantos domínios com vírus em ascensão e o crescimento das mais diversas formas de malware, a confiança e a credibilidade do domínio são mais importantes do que nunca para as empresas de painel eletrônico para propaganda, entre várias outras.

Um domínio que passe confiança também oferece mais tranquilidade aos usuários. Quando se clica em um link para um conteúdo hospedado em um domínio confiável, há uma certeza de que é seguro visitar a página em questão.

 2. SEO

Embora os especialistas em Search Engine Optimization (SEO) continuem a debater a relevância de alguns componentes avaliados pelo Google sobre a classificação de notícias e sites, não há dúvida de que o nome de domínio é um dos principais dados.

Colocar as palavras-chave certas de acordo com o domínio, por exemplo, é uma das formas de melhorar a classificação de um site e também de aumentar as taxas de cliques.

Os nomes de domínio são exibidos com destaque nos resultados da pesquisa. Então, se um site tiver uma classificação alta para uma determinada palavra-chave, uma das primeiras coisas que o usuário verá nos resultados da pesquisa será o nome do domínio.

O algoritmo do Google também analisa outros sites com links para o conteúdo do site que uma marca está divulgando. Isto é, considera-se a autoridade dos links para um site e isso é usado como um fator importante para determinar a relevância de um site.

Além disso, para domínios com terminações mais conhecidas, há evidências nos estudos e pesquisas sobre um tema de que, de fato, tem-se um impacto significativo no ranqueamento de conteúdos pelo SEO.

3. Marca e marketing 

Por fim, e talvez sendo o quesito mais fundamental, os nomes de domínio são essenciais para o sucesso do marketing de qualquer empresa, seja vendendo curso para aeromoça ou não.

Sendo assim, independentemente da estratégia adotada, todos os caminhos levam ao nome de domínio.

É usado em um endereço de e-mail e em seus perfis de mídia social; é usado em todas as campanhas de marketing, todas as chamadas para uma ação e em todos os eventos que uma companhia participa.

Certamente, isso ajuda a construir o valor de uma marca perante a um nome que as empresas costumam não dar tanta atenção assim por achar que é um mero detalhe. No entanto, é um detalhe que faz diferença para usuários e investidores.

Passar segurança é também não só garantir uma boa experiência, mas conseguir expressar a valorização de uma marca sobre o uso de uma ferramenta de suma relevância para a identidade, fator tão importante para os usuários se conectarem.

Considerações finais

O nome de domínio continuará sempre a ser uma das ferramentas de marketing mais poderosas que uma determinada marca tem à disposição para ajudar a se promover como empresa, provendo boas taxas de crescimento ao longo dos anos.

Assim como um nome no RG e no CPF são importantes no dia a dia, o domínio tem tal importância para uma marca. Isso se deve pelo que as companhias fazem para se estabelecer como marcas consolidadas.

E, claro, isso só é possível quando há um nome e um domínio chamativos e que assustem a concorrência de determinado setor da economia.

Dessa forma, ter um domínio para um site de persiana horizontal motorizada, por exemplo, seja se a empresa for pequena, média ou grande, é altamente relevante para qualquer estratégia de marketing.

Aliás, é o começo de tudo e o que faz as empresas de diversos segmentos iniciarem seus trabalhos com marketing.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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