As plataformas digitais fazem parte das estratégias de marketing das empresas há muito tempo e elas são importantes porque, além de divulgar os produtos e serviços, melhoram as relações com os consumidores.
Aliás, quando se trata de relações humanas, elas englobam os contatos sociais, educativos e comerciais. Quando a tecnologia é aplicada no desenvolvimento de pessoas e empresas, traz ganhos expressivos.
Existem inúmeras possibilidades no que diz respeito a ferramentas digitais, mas para aproveitar todo o seu potencial, é fundamental compreender seu conceito, analisar cenários e investir em uma ideia.
As plataformas digitais são tudo o que as organizações precisam para alavancar a marca, as vendas e o relacionamento com os consumidores. Tanto é que o marketing digital se tornou a principal forma de divulgar produtos e serviços.
Chega a ser estranho não encontrar uma empresa nas redes sociais, com um site institucional ou utilizando os aplicativos de mensagens instantâneas. Mas é fundamental saber usar esses recursos para ter bons resultados.
Na intenção de ajudar o leitor, este artigo vai explicar o que é plataforma digital, quais são os principais tipos e os benefícios de utilizá-las para os negócios.
O que são plataformas digitais?
Praticamente todo mundo já está familiarizado com as plataformas digitais, até mesmo as pessoas que não utilizam esses recursos no dia a dia. Uma tecnologia que se enraizou no cotidiano e que torna o dia a dia mais fácil e produtivo.
Por exemplo, quando uma pessoa precisa ir até algum lugar e chama um motorista por aplicativo, está utilizando uma plataforma. Da mesma forma, quem compra um livro pela internet, também usa uma plataforma digital.
Se o cliente de uma companhia de manutenção de telhado de zinco agendou uma visita pelo site, também precisou de um recurso digital para concluir essa ação.
Existem infinitos exemplos sobre isso, portanto, plataformas digitais são modelos de negócios que se baseiam em tecnologia e sua missão é conectar pessoas e seus interesses, ao mesmo tempo em que promove interações de valor entre todos.
Se tratando do exemplo do motorista de aplicativo, ele é um profissional que quer trabalhar, enquanto o usuário precisa se deslocar de um lugar a outro. A associação entre os dois é o que valoriza a relação de oferta e demanda.
As plataformas digitais também se mostram um excelente recurso para aumentar a performance empresarial, principalmente depois da popularização de recursos como cloud computing e big data.
Diante disso, as empresas perceberam a necessidade de investir em aparatos tecnológicos e tudo isso faz parte da transformação digital.
São canais que facilitam uma relação que acontecia fora da internet, mas que agora foi potencializada por meio de mecanismos digitais, por essa razão, qualquer marca que queira se manter competitiva precisa investir dessa forma.
Tipos de plataformas digitais
Uma empresa de serviço de porteiro pode investir em diferentes tipos de plataformas digitais, dentre as quais se destacam:
- Redes sociais;
- Plataformas de automação;
- Sites;
- Ferramentas de gestão;
- Aplicativos.
Elas são cruciais porque o mercado também está mudando rapidamente e as organizações precisam acompanhar um cenário que traz desafios constantes.
Além disso, o modo como o consumidor compreende e manifesta suas necessidades mudam rapidamente e as plataformas digitais ajudam a acompanhar essas mudanças.
É possível encontrar recursos para todas as necessidades, como automatizar as estratégias de marketing, gestão financeira, transporte, entre outras possibilidades.
No que diz respeito às organizações, é possível adotar modelos de negócio digital para atender os clientes ou para otimizar as operações internas.
Todos os tipos de plataformas digitais existentes se dividem em outros recursos para atender as necessidades do negócio, como no caso das ferramentas de automação focadas no marketing, gestão de equipe e operacionalização.
Os aplicativos também trazem muitas possibilidades, principalmente no formato white label. Ele disponibiliza uma plataforma para que a organização possa usar como sua própria marca.
Para uma empresa de Scanner automotivo para caminhão, é uma forma de reduzir custos com o desenvolvimento de um aplicativo, ao mesmo tempo em que consegue ampliar a operação do negócio no ambiente online.
Também é imprescindível mencionar as plataformas focadas nas áreas de educação, entretenimento, mídias, indústria, entre outras.
Benefícios de usar as plataformas digitais
Usar plataformas digitais para o negócio traz muitas vantagens, inclusive para os clientes. Dentre os principais benefícios está o amplo alcance de clientes, tendo em vista que o ambiente digital é vasto e não possui limitações físicas.
Por causa disso, são soluções que conseguem impactar mais pessoas, independentemente do lugar onde elas estão.
Outro benefício é a redução de custos, visto que as plataformas digitais ajudam a modernizar a estrutura do negócio, tornando-a mais segura e enxuta. São fatores que diminuem os gastos para que o negócio possa funcionar adequadamente.
Para uma oficina mecânica 24 horas, outro grande benefício é a automatização de processos, uma vez que várias atividades que eram executadas manualmente, passam a ser desempenhadas digitalmente e em pouco tempo.
Também fica mais fácil aprimorar a comunicação com os consumidores, tornando a mais fluida para todos os envolvidos. Para obter esse benefício, a companhia só precisa investir em plataformas de atendimento eficientes e que resolvam qualquer questão.
Por fim, é inegável que as plataformas digitais contribuem com o aumento do faturamento, uma vez que mais pessoas podem ter acesso aos serviços oferecidos, aumentando as chances de faturamento.
No que diz respeito à satisfação do cliente, são recursos importantes, assim como qualquer outro modelo de negócios, mas o que traz mais destaque é que os consumidores têm mais Liberdade para opinar.
Um exemplo clássico disso são as redes sociais ou qualquer outro canal que possibilite o feedback dos compradores.
Como trabalhar com as plataformas digitais?
Para trabalhar com as plataformas digitais, uma companhia de revestimento de inox para parede deve investir nas seguintes ações:
Desenvolver a persona
A persona é o personagem semi fictício do cliente ideal da marca e mostra quais são os comportamentos, hábitos, necessidades e outras características que vão orientar as estratégias do negócio.
Definir a persona é muito relevante para criar estratégias compatíveis com o público e assim alcançar os resultados esperados.
Ter uma base técnica
As organizações precisam de uma base comercial e técnica muito bem estruturada, tanto no que diz respeito às operações físicas quanto online, e quando se trata de plataformas digitais, a necessidade é a mesma.
A companhia precisa de uma área administrativa que vai cuidar desses canais, da mesma forma como o setor técnico. Se não houver um sistema eficiente e profissionais capacitados, vai ser difícil trabalhar com a plataforma.
Nesse contexto, uma empresa de limpeza de colchão a vapor deve trabalhar para estruturar o canal, assim como faria para um empreendimento físico.
Alinhar as equipes
Por causa do avanço da tecnologia, as organizações precisam buscar maneiras de se atualizar o tempo todo, se isso não for feito, elas correm o risco de defasar seus processos, o que leva a perdas de clientes.
A equipe precisa estar sempre atualizada para que seus profissionais possam responder às demandas do consumidor, que justamente por causa da internet e da tecnologia está cada vez mais exigente.
Em linhas gerais, todas as áreas da corporação precisam focar no mesmo propósito e a única forma de fazer isso é mantendo o alinhamento.
Se os vendedores de uma loja de moveis planejados para banheiro de apartamento estão focados no mesmo propósito, o estabelecimento terá mais facilidade para alcançar seus objetivos.
Fazer ofertas
As organizações precisam entender que o consumidor moderno é bem diferente das pessoas que compravam anos atrás. A principal mudança é que o nível de exigência aumentou muito e isso se deve a diferentes fatores.
Um deles é o fato de que a internet e a tecnologia evoluíram muito e inseriram as pessoas na era da informação. Além disso, existem diversas marcas que vendem exatamente os mesmos produtos e serviços.
Para vencer uma concorrência tão ampla, uma confecção de uniforme feminino administrativo precisa desenvolver maneiras de conquistar os clientes e atraí-los para suas plataformas digitais, por meio de boas ofertas.
O objetivo é conquistar a confiança das pessoas, desenvolver um relacionamento promissor e trabalhar com boas ofertas.
No entanto, a marca pode, sim, trabalhar com outras iniciativas, como no caso dos descontos e dos programas de fidelidade, escolhendo aquilo que faz sentido para a persona e para os objetivos do negócio.
Considerações finais
As plataformas digitais fazem parte das empresas porque são canais úteis para as estratégias de marketing, vendas e comunicação com os clientes.
Conhecê-las e saber quais são as melhores práticas para trabalhar com elas vai ajudar o negócio a obter resultados satisfatórios e acompanhar todas as mudanças que acontecem em seu segmento.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.