O design de serviços também é conhecido como Service Design, é um método que se concentra em planejar e ajustar todos os aspectos de um negócio para criar um relacionamento positivo e uma comunicação eficaz com os clientes.
É sabido que as empresas precisam melhorar seu domínio, bem como personalizar o modelo de negócios. Grande parte dessas melhorias vem do gerenciamento de seus relacionamentos com os clientes que buscam, por exemplo, limpeza de telhado a seco.
O objetivo dessas melhorias é ter um relacionamento harmonioso com os clientes. Não é apenas uma troca direta, o objetivo aqui é focar em procedimentos que tenham o efeito de fidelizar clientes dessa forma.
O termo design de serviços engloba algumas disciplinas e estruturas familiares aos que já trabalham com produto, como o design thinking e as jornadas do usuário, aplicadas à software para escola infantil de uma empresa de serviços digitais.
Em última análise, fornecer um serviço superior e criar uma experiência inesquecível para os clientes também ajudará a aumentar seu compromisso com o produto e com a empresa como um todo, o que, por sua vez, aumentará a credibilidade da empresa em seu mercado.
Considerando a necessidade do design de serviço no mundo do produto, este artigo apresentará e explicará o conceito do design de serviços.
O design de serviços é significativo até mesmo para empresas que vendem persiana vertical sob medida; novos costumes e modos de consumo alteraram a relação entre empresas e clientes. A tecnologia, por sua vez, é uma das mudanças fundamentais.
O produto em si ainda é significativo, mas não é mais necessário sem uma experiência de qualidade para o cliente. As empresas são obrigadas a fornecer mais do que recebem. Como resultado, o conceito de design de serviço tornou-se cada vez mais importante.
Os clientes desejam que toda a experiência de aquisição seja muito satisfatória, o que faz com que, por exemplo, uma auto escola especializada em CNH especial precise focar em mais etapas desse relacionamento com os clientes.
Com isso, o processo de desenvolvimento do serviço acabou sendo de maior importância e valor. Se esse procedimento for realizado com sucesso, as empresas terão um forte incentivo para engajar mais clientes, fidelizá-los e gerar mais conversões para a empresa.
Entendendo o que é o design de serviços
O design de serviços é o processo de capacitar as empresas a focar no desenvolvimento de todo o relacionamento com os clientes, resultando em um serviço superior.
Esse tipo de emprego é consistente e se aplica tanto a quem presta serviços quanto a empresas que vendem produtos.
O conceito é que o relacionamento da empresa com os clientes se preocupa principalmente em proporcionar satisfação em cada etapa.
Assim, cada momento do processo de marketing, desde a atração até o pós-venda, é dedicado a aumentar a segurança, a confiança na conexão e, por fim, a fidelização do cliente.
Isso só é possível se um serviço de desenvolvimento de processos for implementado por um colégio particular infantil, por exemplo.
Para ter um atendimento mais qualificado, que possa gerar tanto uma satisfação total pelo produto em si, quanto uma solução completa para o que foi adquirido, há muito trabalho a ser feito.
As empresas devem se esforçar para produzir uma experiência agradável, simples e acessível a todos os públicos.
Além disso, cada ponto de contato com o consumidor deve ser o mais diversificado possível e para isso as empresas devem considerar os princípios do design de serviços. Estes são:
- Foco total no usuário;
- Co-criação e produção;
- Processos bem planejados;
- Ações transparentes;
- Integrar diversos elementos.
Além disso, em termos de experiências positivas do cliente e entrega de resultados consistentes, o Service Design deve levar em consideração os recursos disponíveis para a empresa, como tempo, dinheiro e equipe, e não apenas os desejos do usuário.
Por que o design de serviços é tão importante?
O design de serviço tem a capacidade de realocar o negócio para uma posição diferente e mais significativa dentro de seu campo.
Naturalmente, toda empresa prioriza o desenvolvimento de produtos, mantendo a cultura. Isso é possível quando a marca considera menos o produto.
Esta é a maneira mais eficaz de atingir os objetivos desejados, mas ainda mantém a abordagem tradicional de lidar com o público e seus desejos.
Afinal, as empresas estão cada vez mais tentando entregar produtos de alta qualidade aos seus clientes, como um letreiro luminoso para fachada, por exemplo. No entanto, entre as tentativas de inovar e entregar tendências, a situação está melhorando.
Com espaço limitado para navegar pelos concorrentes, a forma mais eficaz de fazer isso é por meio de serviços, que são variações que as empresas oferecem além dos produtos. Por isso, o design de serviço facilita a criação de uma experiência única para os consumidores.
Várias organizações são híbridas culturais, e estão enraizadas em uma indústria específica, independentemente do setor.
A dificuldade é transplantar a filosofia para fora da sala de aula, ou seja, reproduzi-la na forma como o produto ou serviço é entregue ao cliente, como um projeto climatização sala de aula, pois o objetivo é de melhorar o que é entregue aos consumidores.
Apesar de sua complexidade, essa abordagem pode ser realizada de várias maneiras. A cultura da empresa é baseada na aproximação entre as pessoas, sem a necessidade de laços sociais formais.
O crescimento do atendimento de forma planejada também facilita a organização de todos os pontos de contato com o público.
O principal benefício disso é ter uma associação muito consistente, no entanto, a linha do tempo também respeita a progressão do cliente ao longo da jornada, seja na aquisição de uma roupa, ou na reparação de uma parede de gesso para quarto.
Como aplicar o design de serviço nos negócios?
Fica mais fácil compreender o design de serviço quando as marcas visualizam os contextos nos quais ele é empregado e como é benéfico para os negócios.
Primeiro, as empresas devem entender os cinco estágios necessários ao criar essa experiência completa dos clientes.
Exploração de oportunidades
A jornada em direção ao design de serviço começa com a criação de serviços que são benéficos para a experiência do cliente, permitindo que os clientes resolvam problemas e forneçam valor a eles.
Como resultado, as empresas investigam ideias que consideram oportunidades de melhoria. Por exemplo, se o transporte de produtos comprados online atrasar excessivamente, isso pode levar à insatisfação dos consumidores.
Uma ideia poderia ser coletar os produtos em locais específicos. Como resultado, é importante considerar como estruturar esse modelo.
Criação de processos
Em seguida, a criação é o processo no qual esses conceitos são transformados em processos práticos e realistas para saírem do papel.
Por exemplo, se o objetivo for desenvolver serviços diferenciados por meio do uso de chatbots, essa é a etapa de desenvolvimento e preparação do sistema para atender o consumidor, a partir das dúvidas que ele possa ter.
Reflexão e absorção
A fase de reflexão é quando a empresa passa por um ciclo de absorção e treinamento ao utilizar um novo serviço. Isso envolve desde treinamentos com colaboradores, até os testes realizados com consumidores para entender seu nível de resultado.
Usando os chatbots como exemplo, as equipes de vendas e atendimento terão que se adaptar às informações que esses bots trazem das preocupações dos consumidores para fornecer soluções adequadas.
Implementação de melhorias
Este é o período em que os serviços realmente começam a funcionar de forma concreta. Esta fase começa quando a empresa trabalha muito para desenvolver o serviço e se estende até quando os consumidores o utilizam.
Por exemplo, na utilização dos totens de autoatendimento, durante a implantação eles são instalados nas lojas e monitoram a utilização, sempre com o auxílio dos colaboradores.
Sendo assim, a empresa sempre terá um pessoal qualificado na loja em todos os momentos para orientar os clientes.
Averiguar oportunidades e riscos
Uma vez que esses novos serviços são implementados, as empresas devem se concentrar em encontrar a melhor maneira de entregá-los e operá-los. Quando já estão disponíveis para os consumidores, o trabalho se reduz a avaliar riscos e até oportunidades de melhoria.
No exemplo de autoatendimento com chatbots ou totens, essas melhorias podem resolver problemas mecânicos simples, como uma tela sensível ao toque que não está funcionando de maneira ideal.
No que diz respeito às oportunidades, uma possível estratégia seria dar incentivos aos consumidores que concluírem suas compras nos totens.
Considerações finais
O Service Design é mais do que apenas uma proposta de melhorias empresariais, pois oferecer uma ótima experiência aos consumidores tornou-se algo extremamente crítico.
Na era da transformação digital, as expectativas dos consumidores em relação às empresas cresceram muito, exigindo um foco maior em conquistar e fidelizar esse público.
Por isso as empresas devem ficar atentas em soluções que melhoram a interação da marca com o consumidor e empregá-las o quanto antes. Dessa forma, elas conseguirão obter resultados cada vez mais expressivos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.