Blog 3ww

Você sabe o que é acessibilidade digital?

Tornar-se popular dentro de um mercado exige uma série de responsabilidades que todas as empresas que aspiram esse tipo de situação precisam ter. Um desses pontos diz respeito à acessibilidade digital.

Para conquistar bons espaços, é preciso ter em mente que não há especificidades dentro de um público que possam ser tratadas de forma generalista.

Se isso é considerado para garantir a venda de produtos e serviços, é preciso amplificar esse tipo de abordagem.

Afinal de contas, há uma diversidade muito grande de pessoas que podem entrar em contato com a empresa no mercado digital.

Se, por exemplo, a intenção de uma loja de instrumentos musicais for vender mais capa para sax soprano, essa postura precisa considerar as especificidades desse público. 

Não cabe, nessas circunstâncias, uma comunicação com pessoas que sequer sabem manusear esse instrumento.

Sendo assim, generalizar e especificar acabam sendo movimentos muito comuns dentro dos mercados.

Entender que essa é uma forma de se consolidar dentro de um segmento é um dos fatores mais importantes para qualquer empresa.

Entretanto, não basta vender, é preciso se posicionar, uma vez que não há espaço para que práticas ruins da sociedade sejam replicadas no ambiente corporativo.

Posicionar-se a partir de um conjunto de valores corretos pode ser uma ótima maneira de se consolidar vínculos.

Por exemplo, as pessoas preferem contratar os serviços de uma empresa terceirizada recepcionista que é reconhecida por sua diversidade e tratamento de seus funcionários.

Além disso, diante da vastidão que há dentro do mercado, a concorrência acaba sendo um fator de cobrança muito grande para que existam práticas de acessibilidade em todos os setores.

Se uma marca não assume uma postura condizente com práticas éticas e seus concorrentes tiverem esse horizonte, isso pode representar uma perda significativa de mercado.

Uma fornecedora de material gráfico para eventos que trabalha com processos mais sustentáveis, poderá ter vantagem em relação a uma concorrente que não tem hábitos sustentáveis muito ortodoxos, pode acabar tendo o seu desempenho de mercado reduzido.

Consolidar-se a partir de valores alinhados com as dinâmicas sociais de inclusão e responsabilidade pode trazer uma série de benefícios. Alguns deles são:

  • Posicionamento da marca;
  • Referencial de boas práticas;
  • Confiança;
  • Aumento de clientes.

Orientar-se para esse tipo de perspectiva pode trazer uma série de vantagens, mas é importante entender algumas de suas principais.

O primeiro ponto se realiza a partir do posicionamento que a marca passa a ter dentro de seu segmento.

Isso é importante não só por conta de se tornar uma referência quanto ao produto ou serviço oferecido, mas, sobretudo, pela responsabilidade social.

Uma empresa de portaria virtual deve ter um serviço excepcional e, para além disso, se importar com a saúde e desenvolvimento dos funcionários.

Em contrapartida, uma empresa que ao incidir em práticas ruins com seus funcionários e isso chegar ao conhecimento do público, pode ser o início de uma crise.

Entender o mercado e suas demandas é, também, estar atento aos seus aspectos de demandas sociais.

No caso dessa compreensão ser bem estabelecida, algumas práticas começam a fazer parte da relação da empresa com seu público.

Isso pode ser feito desde sua comunicação de marketing até, em outra medida, a partir de sua postura de produção.

Se bem executado, o público pode começar a considerar aquela instituição como um referencial ético.

Uma implementadora de sistema de câmeras de segurança residencial que possui tais horizontes, pode se beneficiar muito disso tudo, mesmo tendo um serviço dentro da média oferecida por seus concorrentes.

Essa é uma maneira muito nobre de conquistar a confiança de um grupo de pessoas, uma vez que há uma prova de que existe uma preocupação por parte da marca.

Por consequência, todos esses pontos se bem trabalhados a fim de respeitar cada detalhe da subjetividade do público podem incidir em um aumento do número de clientes.

Entendendo o que é a acessibilidade digital

Importar-se de forma responsável dentro de uma perspectiva de mercado é ir muito além do que pode ser percebido a primeiro momento.

Essa postura significa, sobretudo, ter a compreensão de que quanto maior é o seu impacto, mais diverso será o público.

Por mais segmentada que a empresa seja, sempre haverá algum aspecto a ser considerado na hora da comunicação.

Por exemplo, um escritório que emite laudo veicular cautelar e decide por equipar sua sede com rampas para cadeira de rodas e acessibilidade, tem mais consideração por seus clientes e assim sairá na frente da concorrência.

A falta desses recursos pode incidir em uma série de problemas para a imagem da empresa e, em grande medida, criar situações muito ruins para os clientes.

Nesse caso, a acessibilidade começa a se desenhar como uma maneira de trazer recursos para que todas as pessoas partilhem dos mesmos espaços.

Quanto menos acessibilidade houver no mundo, pior será a relação de pessoas com algum tipo de deficiência com ele.

Por essa razão, essa perspectiva tem sido cada vez mais imperativa e é preciso expandir a sua capacidade.

Por isso, falar desses pontos dentro de uma lógica digital acaba sendo essencial, uma vez que esses espaços fazem parte da vida social.

A acessibilidade digital aparece como uma forma de adaptar todos os ambientes online para que todas as pessoas consigam interagir neles.

Isso vai desde mudança de coloração para daltónicos até recursos de design para facilitar a compreensão das pessoas.

Afinal de contas, muitas pessoas acabam encontrando dificuldades na hora de navegar em alguns sites.

Isso não tem a ver necessariamente com algum tipo de deficiência, mas, em grande medida, pessoas mais velhas acabam tendo dificuldades.

Saber, por exemplo, como facilitar a emissão de um boleto para essas pessoas em um aplicativo de banco pode ser importante.

Por que investir nesses recursos?

Como mencionado acima, há uma série de fatores que convergem para o imperativo que é a manutenção de boas práticas de acessibilidade digital.

Contudo, alguns dados podem ajudar a ilustrar ainda mais a carência que esse setor tem enfrentado.

Estima-se que apenas 2% dos sites brasileiros adotam algum tipo de recurso para acessibilidade de navegação.

Sendo assim, a esmagadora maioria dos portais do país acabam excluindo a possibilidade de interação com pessoas deficientes.

Isso, é claro, tem mudado de forma gradativa, mas é importante ter em mente que isso é uma característica que precisa ser resolvida o quanto antes.

Além disso, se um site que faz entrega de bateria de carro não tiver algum desses recursos disponíveis, a chance de perder uma venda é grande.

Saindo um pouco da perspectiva da responsabilidade social, esse aspecto é importante para que as empresas consigam desempenhar um bom papel dentro de seu mercado.

Outro ponto importante é que, infelizmente, 98% dos portais brasileiros não estão alinhados com essas práticas, o que acaba se tornando uma oportunidade para quem está buscando se destacar.

Logicamente, a perspectiva que é preciso ter em mente é que isso não seja um diferencial, mas, sim uma regra.

No entanto, a realidade aponta para esse tipo de questão e, portanto, não é possível descartá-la.

Como implementar a acessibilidade digital

Não basta saber qual é sua importância, é preciso agir para que a acessibilidade digital comece a ser difundida. Por isso, algumas dicas precisam ser levantadas para que essa implementação ocorra de uma forma responsável. São elas:

Legendas

A produção de conteúdo tem sido cada vez mais uma questão importante para a produção do marketing empresarial. Por essa razão, o ambiente digital está povoado por uma série de conteúdos baseados nesse formato.

Contudo, não são todas as pessoas que conseguirão compreender esse tipo de utilização do recurso.

Por essa razão, obter meios de garantir que as legendas sejam efetuadas pode ser uma maneira de incluir mais pessoas no ambiente do site.

Descrição

Muitos conteúdos são munidos de uma série de estímulos visuais que podem deixá-los menos democráticos do que parecem.

Uma forma responsável de mitigar essa exclusão é, justamente, através da descrição das imagens.

Muitas pessoas com deficiência visual acabam fazendo uso de aplicativos que fazem a leitura de textos.

Quando há esse tipo de recurso abaixo de uma imagem, ele conseguirá compreender exatamente o que está sendo dito ali.

Textos adaptados

É preciso compreender, também, que nem todas as pessoas conseguem ter uma leitura dinâmica em qualquer circunstância.

Nesse caso, garantir que alguns agentes facilitadores sejam atribuídos ao texto pode ajudar na hora de consolidar um conteúdo.

Uma matéria sobre CNH especial para moto em um blog, pode dispor de um resumo em seu inícios. Além disso, alinhar à direita o texto é uma forma de deixá-lo mais legível para pessoas neurodivergentes.

Considerações finais

Diariamente, novas tecnologias surgem a fim de ajudar as pessoas no seu dia a dia. Contudo, nem sempre elas consideram todo mundo. Por esse motivo, o conceito de acessibilidade digital tem garantido que um debate muito importante seja feito.

Por tanto, garantir que todos consigam participar do ambiente online é fundamental para o bem-estar social e para as empresas.

Investir nesse tipo de perspectiva acaba sendo essencial em todos os âmbitos e, por isso, não pode, em nenhuma circunstância, ser ignorada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Você pode gostar também