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Site responsivo e mobile: quais as principais diferenças?

  • Gustavo Santos
  • 7 de novembro de 2022
  • 5 mins de leitura

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De entre as muitas ferramentas que uma empresa precisa ter para conquistar uma boa atuação no mundo virtual, a de maior impacto é sem dúvida o seu site. Ele pode fazer toda a diferença quanto à visibilidade da marca no mercado. 

A evolução da tecnologia é um fator fundamental no desenvolvimento das empresas. Se antes elas nem imaginavam que poderiam ter um amplo alcance e trabalhavam apenas com a sua freguesia local, a internet trouxe diversos recursos para essas companhias. 

Assim, antes que se pudesse imaginar, a internet permitiu um trabalho cada vez melhor e mais bem-feito. Quem antes vendia mini gps rastreador veicular apenas no bairro hoje consegue até mesmo vender para fora do país. 

Justamente porque o tempo passa e a tecnologia evolui de forma rápida e considerável, ter um site é uma atividade que demanda atualizações constantes para que ele possa ser utilizado com boa navegabilidade. 

Um dos pontos que mais mostra a evolução em termos de internet é o próprio smartphone. Outrora os celulares eram limitados a chamadas de voz e a mensagens de texto. Hoje é possível acessar redes sociais, pagar contas, assistir a vídeos e fazer compras facilmente. 

Para acompanhar a evolução desse mercado, as empresas precisam investir nos seus recursos virtuais. Dessa forma, tanto progridem as ferramentas de trabalho como estes se aperfeiçoam. Quando estes se aliam, vê-se a importância de ter um site bem projetado.

Ele precisa de ser atualizado constantemente para que possa ser cada vez mais funcional para o público. No entanto, uma questão é fundamental nesse cenário: o formato do site. 

Há vários tipos de páginas da internet, mas as que mais possuem relevância no momento são as que possuem o formato mobile ou o responsivo. Eles apresentam diferenças consideráveis entre si. 

Por isso, para entender o que é um site responsivo e um mobile e conhecer as diferenças no mercado, não se pode deixar de ler este conteúdo até o fim.

O que é um site responsivo?

Como é sabido, cada vez mais pessoas utilizam os seus smartphones para as mais diversas necessidades, seja para ver um editorial fotos em um blog, seja para comprar um aparelho eletrônico em uma loja virtual. 

No entanto, por muitos anos a experiência de acessar uma página pelo celular era ruim, já que as proporções dela correspondiam às dimensões adequadas para computadores convencionais. Com o passar do tempo, esse impasse precisou ser contornado. 

Devido a isso surgiram os sites responsivos. Mas afinal o que isso significa? Na prática, o site responsivo é aquele que se ajusta automaticamente ao aparelho no qual ele é usado, os quais são alguns exemplos:

  • Desktops;
  • Notebooks;
  • Televisores;
  • Celulares.

Sendo assim, uma pessoa que precisa encontrar uma empresa provedora de internet para contratar o serviço e depende de um celular ou de qualquer outro dispositivo para cumprir a sua tarefa pode se deparar com um site responsivo. 

Tendo esse formato, o tamanho da página se adapta para ser exibido da melhor maneira possível para o dispositivo que está sendo utilizado. 

Em termos técnicos, os elementos de uma página são reorganizados por meio de CSS. Isso elimina a necessidade de uso de uma URL distinta para a versão mobile.

Também vale a pena mencionar que um sistema conhecido como “media queries” é utilizado, ficando ele responsável por mudar as propriedades dos diferentes elementos do site para que eles sejam exibidos nos tamanhos de tela configurados pelo programador.

O que é um site mobile?

Pode ser que um usuário decida acessar o site de uma oficina mecânica completa pelo celular e se depare com uma página um pouco diferente daquela que ele está acostumado a ver no seu desktop. 

Isso pode acontecer justamente porque ele está acessando um site mobile. Esse formato é próprio para os dispositivos móveis, ajustando-se perfeitamente a esse tipo de equipamento. 

Porém, um site mobile não é exibido em um computador ou notebook. Nesse caso, o site mobile faz um reconhecimento sobre o tipo de aparelho que o usuário está usando e faz o redirecionamento para que a página se adapte, o que pode reduzir o desempenho dela. 

Em termos de funcionamento, um site mobile funciona como se fosse um segundo site, ou seja, um backup. Pode ser que os arquivos da página estejam no mesmo caminho, no entanto, os arquivos HTML são diferentes. 

Pode acontecer também que o site mobile seja alocado como um subdomínio da página principal de uma empresa, de modo a facilitar a programação do site como um todo. 

As diferenças entre site responsivo e mobile

Não importa qual seja o segmento de uma empresa, que pode ir desde locação light sheer até venda de automóveis, é fundamental que os seus clientes possam acessar o site da companhia em qualquer tipo e tamanho de dispositivo.

Nesse sentido, é interessante conhecer as diferenças existentes em cada uma das versões para que a escolha pelo tipo seja feita de acordo com as necessidades e preferências específicas de cada empresa. 

Site responsivo

O site responsivo utiliza recursos de CSS, HTML e Javascript, sendo que eles são responsáveis por adequar o layout do site tradicional para os diferentes tamanhos de tela disponíveis no mercado. 

Na prática, essa técnica permite aos usuários de um site terem uma boa experiência de navegação não importando a sua fonte de acesso. 

Um ponto importante a ser mencionado é o de que o site responsivo costuma ter um custo menor para ser desenvolvido em comparação ao site mobile porque demanda menos ações de programação. 

Em resumo, há vantagens importantes quando uma empresa de serviço de motoboy para delivery, por exemplo, decide investir no formato responsivo. A primeira delas é que a manutenção é mais prática.

Isso acontece pois não é necessário manter as duas versões de uma mesma página com os seus respectivos elementos e códigos. Por conta disso, o natural é que o custo se torne mais atrativo, pois dispensa a criação de duas versões. 

Mas também é necessário lembrar que, a depender do momento da contratação do serviço de programação para essa necessidade, a adaptação do site pode sair mais cara que uma versão mobile. Portanto, é necessário ficar de olho.

Site mobile

Se uma empresa que trabalha no segmento de lavanderia roupas finas, por exemplo, decide optar pela construção de um site mobile, ela deve saber que haverá designs diferentes para o mesmo projeto. 

Diante disso, a programação do site é feita em dobro, já que será preciso aplicar recursos indispensáveis para a versão desktop e, consequentemente, para a versão mobile, isso também será necessário. 

Para tornar o processo mais tranquilo, os sites mobile geralmente se tornam um subdomínio do site tradicional. Quando ocorre um acesso pelo celular, a programação automaticamente identifica essa ação e redireciona o usuário para a versão móvel 

Em paralelo, há também casos em que a programação identifica o acesso por um smartphone e, em vez de mostrar o site desktop, já carrega o site mobile, dispensando o redirecionamento de URLs.

Mesmo que esse tipo de estrutura acabe aumentando os custos com relação ao desenvolvimento de um site, em muitos casos ocorre de essa ser a melhor solução para alguns projetos. 

De qualquer forma, uma companhia que oferece curso de limpeza de piscina e optou pela construção de um site mobile pode desfrutar de várias vantagens. Uma delas é em termos de usabilidade, a qual proporciona uma melhor experiência aos usuários. 

Por ter um design desenvolvido de modo exclusivo para dispositivos móveis, é comum que o site mobile tenha altos índices de conversão de clientes, o que torna o seu investimento mais vantajoso para a companhia. 

Também vale a pena mencionar que os sites mobiles são mais leves, uma vez que possuem menos códigos. Além disso, a quantidade de conteúdos que precisam ser adaptados pode ser menor ou inexistente. 

O resultado disso não poderia ser diferente: o site mobile acaba por carregar mais rapidamente, de modo que os usuários podem desfrutar de uma experiência de navegação bastante interessante e prática. 

Considerações finais

Não há como uma empresa que deseja crescer e atingir melhores resultados não ter um site. Por isso, esse acaba sendo um dos primeiros e principais investimentos na abertura de uma companhia. 

Ao se deparar com essa questão, será necessário optar por um dos tipos possíveis de sites: o responsivo ou o mobile. Para escolher a melhor versão, é fundamental considerar individualmente cada caso, já que existem elementos particulares para cada companhia. 

De qualquer forma, é fundamental investir na disponibilização de um site que permita ao usuário um acesso completo por meio dos dispositivos móveis, possibilitando assim que a empresa tenha melhores retornos com a sua página na web.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.