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Saiba o que são meta tags e a sua importância para o SEO

Meta tags são elementos HTML que descrevem o conteúdo de uma página para os mecanismos de pesquisa. Meta descrições e bots são alguns desses elementos.

Por trás das coisas que se vê nas páginas da web, existe uma quantidade enorme de códigos que as fazem funcionar.

Em uma estratégia de SEO, o código não é apenas essencial para a funcionalidade do site de uma gráfica super rápida, por exemplo, mas também quando os bots do Google rastreiam as páginas de qualquer site.

Dentro desses códigos estão as meta tags, que enviam informações sobre a página para os mecanismos de busca. Assim, eles determinam como determinados elementos devem ser exibidos ou como o robô deve se comportar.

Neste artigo, os empreendedores poderão entender o que de fato são meta tags para que, além disso, qual a função e importância delas em estratégias de SEO.

O que são as meta tags?

Meta tags são comandos inseridos no código HTML e enviados aos navegadores e mecanismos de busca como informações sobre uma página.

Essas tags devem ser colocadas na seção <head> para que navegadores e bots possam encontrá-las e entendê-las.

Preencher e otimizar meta tags são ações associadas ao SEO técnico que se preocupam com o funcionamento de robôs e a indexação de conteúdo.

Quando meta tags são empregadas no site de uma empresa terceirizada de limpeza e segurança, o mecanismo de busca tem uma melhor compreensão das páginas durante esse processo.

Também existem outras tags no código, como Title Tag e Heading Tags, que também são igualmente importantes para o SEO. No entanto, elas fazem referência a certos elementos na página.

Dessa forma, as empresas que desejam desenvolver um site que seja responsivo devem incluir todas as tags corretamente para garantir a otimização e indexação das páginas.

Assim, se uma companhia que oferece sala comercial compartilhada quiser ser encontrada nos mecanismos de pesquisa, deve contar com um site bem otimizado para os conteúdos serem facilmente achados durante a procura dos usuários.

Por que as meta tags são tão importantes para SEO?

Meta tags eram necessárias no passado para ajudar os sites a serem otimizados. No início do SEO, usar meta palavras-chave que indicavam as palavras-chave primárias na página era o método mais eficaz.

Isso porque simplesmente incluí-las no HTML permitiria que a página de um site de fachada de ponto comercial fosse indexada para pesquisas relacionadas a essas palavras-chave.

No entanto, esse uso tem sido exagerado. Muitos proprietários de sites abusam da otimização de meta-palavras-chave e usam o que mais tarde seria considerado black hat, ou o keyword stuffing, que significa preenchimento de palavras-chave, em português.

Essa prática se caracteriza pelo uso excessivo de palavras-chave na página, inclusive metatags, com o intuito de alterar os algoritmos dos mecanismos de busca.

Como resultado, o Google começou a desconsiderar meta palavras-chave ao determinar a classificação de pesquisa da página.

No entanto, muitos profissionais interpretaram esta mensagem do Google como um sinal de que as meta tags em geral não importam mais para os mecanismos de busca. No entanto, não é exatamente isso que ocorre.

Hoje, ainda existem meta tags que podem e devem ser empregadas. Eles são vitais para a organização e transmissão de informações sobre páginas para o Google.

Isso facilita o comportamento do Googlebot ao rastrear e indexar o conteúdo sobre som para festas e eventos ou qualquer outro tipo de informação que os usuários procuram nos mecanismos de busca.

Se o processo de rastreamento e indexação se tornar mais eficiente, o usuário terá uma experiência de pesquisa mais eficaz como resultado.

Principais meta tags utilizadas no SEO

Várias meta tags podem ser adicionadas ao HTML das páginas. No entanto, é fundamental considerar o SEO focando nas meta tags que o Google reconhece e que têm maior efeito na leitura do site pelos robôs.

É crucial notar que title tags e heading tags não são meta tags, são apenas tags usadas no código para criar elementos de página, como em um conteúdo sobre reforma telhado colonial, por exemplo.

Sendo assim, é bom que os donos de sites se concentrem nas duas meta tags mais importantes para a estratégia de SEO: descrição e robôs.

Meta description ou meta descrição

A meta descrição é uma breve descrição do conteúdo da página que normalmente é exibida no resumo de links orgânicos nos resultados de pesquisa.

A intenção de um mecanismo de pesquisa é informar ao usuário o que ele encontrará em uma página antes de clicar em um link. Como resultado, recomenda-se que este texto seja informativo e agradável ao usuário, o que por sua vez provoca o clique do leitor.

Em termos de otimização de mecanismos de busca, é fundamental reconhecer que o Google já divulgou: a meta descrição não é fator de ranqueamento do algoritmo de busca.

Isso implica que não há uma maneira imediata de afetar uma classificação por meio de palavras-chave na descrição.

Por outro lado, otimizar a meta descrição junto com o texto relevante para os usuários é um meio de atrair cliques para as páginas de resultados de pesquisa e aumentar o tráfego orgânico para o site.

Além disso, se for inserida a palavra-chave na descrição, ela ficará em negrito no snippet quando corresponder aos termos de pesquisa do usuário, o que aumentará o interesse do usuário em clicar no resultado.

Entretanto, se o buscador reconhecer que outra parte do site é mais relevante para o conteúdo que o usuário busca, esse conteúdo terá prioridade sobre a meta descrição, mesmo que o proprietário do site tenha definido uma.

Robots ou Meta tag robots

A meta tag robots é uma lista de regras que orientam como os robôs do mecanismo de pesquisa interagem e indexam as páginas de um site de serviços de instalação elétrica ar condicionado, por exemplo.

Essa meta tag contém uma série de instruções que podem ser incorporadas ao código e algumas são extremamente essenciais. Elas são:

  • Noindex;
  • Nofollow;
  • None;
  • Noarchive;
  • Nositelinkssearchbox;
  • Nosnippet;
  • Notranslate;
  • Noimageindex;
  • Unavailable_after.

É essencial observar que a meta tag robots deve ser incorporada ao HTML de cada página, isso permite regular individualmente a indexação e o crawling.

Meta keywords ou meta palavras-chave

Metatags de palavras-chave já eram comuns há alguns anos com a intenção de auxiliar o mecanismo de pesquisa na interpretação da relevância do conteúdo da web, os algoritmos do mecanismo de pesquisa tinham problemas para fazer isso de maneira eficaz.

Porém, os webmasters perceberam que era possível ter um bom ranqueamento ao incluir centenas de palavras-chave que ficavam escondidas no código de seus sites, independentemente de estarem ou não relacionadas à essência do conteúdo.

Com isso, essa prática passou a ser desfavorecida por algoritmos e palavras-chave como meta não mais consideradas pelos buscadores, pois levavam os usuários a páginas que não tinham relação com o assunto da busca.

Hoje, as meta palavras-chave têm um papel significativo na localização de palavras-chave que os principais concorrentes utilizam para otimizar seus respectivos sites.

Title tags, SEO title ou meta titulos

De todas as meta tags, a title tag, também conhecida como SEO title, é a de maior importância para uma boa estratégia de SEO, elas afetam diretamente o ranqueamento nos buscadores e, ao contrário de outras meta tags, também são visíveis para o usuário.

Os meta títulos, normalmente, são exibidos no título do resultado da pesquisa, que são exibidos em azul, estão acima das tags de descrição.

Se, por exemplo, uma companhia de decoração especializada em reforma de varanda com vidro fumê deseja classificar uma palavra-chave específica no Google, é crucial ter uma página específica e criar tags de título exclusivas para cada uma.

Tags de cabeçalho ou hierarquia

Tags de cabeçalho, por exemplo, H1, H2 e H3, são empregadas para organizar e estruturar o conteúdo da página. Também significativo é o fato de que elas ajudam os mecanismos de pesquisa a determinar o significado de cada parte da página.

São muito utilizadas em conteúdos de blog, já que a estrutura do texto precisa seguir uma hierarquia para dar coerência ao conteúdo escrito.

Essa parte é uma das mais relevantes pois cada tag pode conter palavras-chave que os usuários podem pesquisar nos mecanismos de busca e encontrar o conteúdo que procuram.

Isso torna essa uma das melhores formas de ranquear artigos de blog e é usada para alavancar outras estratégias de SEO.

Considerações finais

As meta tags são cruciais para o sucesso da otimização de mecanismos de pesquisa, pois aumentam a compreensão do conteúdo de  páginas pelos mecanismos de pesquisa.

Isso as torna um requisito indispensável em qualquer estratégia de SEO que deseja posicionar páginas em bons rankings de pesquisa dos buscadores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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