É difícil negar que o layout é um dos principais elementos de um e-commerce, mas a importância do layout no e-commerce é grande, ele tem um efeito direto na satisfação do cliente com o produto, no preço, na fixação dos produtos, na facilidade de navegação, no tempo de carregamento e até mesmo na retenção.
As vendas pela internet, também conhecidas como e-commerce, estão crescendo a cada dia. A importância do layout, no entanto, não pode ser subestimada. Este é o projeto que vai definir o design da loja virtual.
Por isso, a escolha por um profissional experiente deve ser feita com muito cuidado. Cada vez que alguém abre uma loja virtual, é necessário ter uma boa identidade visual e facilidade de navegação para que o usuário se entretenha com o site.
Por exemplo, ao entrar no site de uma empresa que faz letra caixa luminosa, o usuário espera reconhecer o site a partir de elementos específicos que caracterizam a empresa.
O layout do site é o que dá à loja online uma cara, ou seja, a identidade que o cliente precisa para reconhecer uma determinada marca. É uma parte tão importante que não pode ser deixada de lado.
Já o layout da loja online, é a forma como os produtos são apresentados para o usuário, o que pode ser decisivo para efetivar uma compra. É a parte que explica o que o produto é, como ele funciona, qual o valor e uma breve descrição para convencer o usuário a comprar.
Dessa forma, uma empresa que vende forro de gesso estruturado, por exemplo, pode se comunicar facilmente com o público-alvo para gerar conexão e efetuar mais vendas.
O que é e-commerce?
O e-commerce é um termo que pode ser traduzido para a melhor tradução da língua inglesa como “comércio eletrônico”. O comércio eletrônico é a comercialização de produtos e serviços através da internet.
Sua aplicação tem se expandido de forma significativa nos últimos anos, particularmente no Brasil devido às facilidades oferecidas pelo formato, tais como redução de custos logísticos, melhoria na qualidade dos serviços prestados e praticidade.
E-commerce, ou o comércio eletrônico, é um conjunto de negócios que usam a internet para vender produtos e serviços desde a compra até a entrega.
Por exemplo, ao consultar um papel timbrado psicologia é possível encontrar diversas opções para selecionar a que melhor atende a compra em questão poucos minutos de pesquisa.
Compras online podem ser feitas de forma fácil, barata, confortável e segura, sem a necessidade de sair de casa para conseguir a melhor oferta. Os produtos são separados por categorias e podem ser comparados entre si, para encontrar o melhor preço.
Este tipo de transação é frequentemente chamado de comércio eletrônico, mas é mais do que apenas compra e venda. Muitas vezes inclui um mercado digital, um website e um vendedor on-line.
O que é Layout?
Layout, também conhecido como layout de página e paginação, é o processo de organizar os elementos de um documento ou página da web. Ele inclui a disposição do texto e das imagens de uma maneira esteticamente agradável e legível.
O layout é um aspecto importante do design gráfico e os dois termos são frequentemente utilizados de forma intercambiável.
O layout é usado para criar equilíbrio e simetria dentro de um design e para orientar a atenção do espectador para certos elementos dentro do documento. A disposição do tipo, imagens e espaço em branco é chamada tipografia, que é um elemento-chave do layout.
O termo “layout” teve origem na mídia impressa antes de ser aplicado ao web design e a outros tipos de design. Layout é um termo que é usado no design digital para descrever como a página web é estruturada e formatada.
Ele também pode se referir ao design de uma publicação inteira, como uma revista. O layout geralmente se refere à disposição dos elementos de uma página.
Por exemplo, se um website que vende piso vinílico para área externa tem um grande banner no topo da página e grandes colunas de conteúdo, o layout pode ser considerado horizontal.
Um layout pode variar dependendo do que está sendo desenhado e do que é ofertado dentro do mercado.
O layout refere-se ao arranjo ou desenho geral de um documento. É o que determina como o texto e as imagens são dispostas no papel ou na tela. Podendo ser estático ou dinâmico, dependendo do meio de negociação.
No layout da impressão, por exemplo, as preocupações mais importantes são a fonte, o tamanho do ponto, o espaçamento entre linhas e a liderança. Todos estes elementos estão a serviço da compreensão e do conforto visual do leitor.
Por que a importância do layout no e-commerce?
O layout é muitas vezes encarado como uma parte menor do projeto, mas na verdade, é um dos principais componentes do site. A primeira coisa que o usuário vê quando entra em um site é o layout.
É através deste que ele perceberá se o site é organizado, se é fácil navegar e também a qualidade dos produtos disponíveis. Além disso, um layout que é bem feito e estável gera confiança no usuário.
Uma dica é sempre ter uma formatação limpa e fácil de usar. É extremamente importante que a disposição do site esteja bem pensada, pois é ela que vai definir o sucesso de um comércio na internet.
Nesse sentido, uma empresa que vende uniformes administrativos femininos pode aumentar consideravelmente as vendas ao investir em design, UX e UI e outros serviços profissionais para melhorar o layout do site.
É importante ter em mente que a formatação do site é responsável por atrair qualquer um que o visitar, o que pode ser algo bastante complicado, já que estamos falando de um mercado cada vez mais competitivo.
Ao escolher a formatação do layout, é possível atrair a atenção dos visitantes para as campanhas que a empresa planejou.
O layout é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um e-commerce. Quando essa estrutura é bem feita, os clientes percebem que os outros aspectos são capazes de compor um site de qualidade.
Por exemplo, ao vender cortina rolo para varanda gourmet, a apresentação das imagens de um produto é capaz de transmitir a ideia do que o cliente deve sentir ao comprá-lo a partir da sensação do produto dentro do contexto.
Assim, a imagem pode transmitir uma sensação de beleza ou nobreza para instigar sentimentos que levem o cliente a realizar uma ação.
Dicas para melhorar o layout em um e-commerce
O layout é a arte de arranjar e posicionar itens em uma página. É uma das partes mais importantes do design, pois é o que transforma uma página em branco em um projeto belamente desenhado.
O artista deve levar em conta todos os elementos do design, desde o texto e imagens até o espaçamento, alinhamento e cor. Trata-se de um processo complexo que requer muito trabalho e atenção aos detalhes.
Assim, com um design assertivo, uma empresa pode conversar com o público-alvo para vender o que for necessário, desde portão social simples até produtos digitais.
Para isso, é necessário prestar atenção nos seguintes detalhes na hora de programar um bom layout para vendas na internet:
- Utilizar no máximo uma paleta de 3 cores;
- Utilizar imagens humanizadas;
- Dispor as imagens em uma ordem coerente;
- Facilitar a navegação pelo site;
- Tornar o layout responsivo para celulares.
Essas são características que ajudam a melhorar a visualização da página, tornando a experiência do cliente. Além disso, uma página bem estruturada e responsiva ajuda a melhorar o posicionamento da página nos buscadores.
Considerações finais
Para qualquer empreendedor na internet, ter um layout otimizado é um excelente investimento para converter mais vendas para um negócio.
Para quem não tem experiência em design ou desenvolvimento web, é necessário considerar contratar um profissional ou uma empresa que possa fazer o serviço.
A página web, na maioria das vezes, é o primeiro ponto de contato de uma marca com seu cliente e por isso é importante que ela esteja bem trabalhada, bem estruturada, funcional e responsiva.
Por exemplo, uma empresa que faz locação de aparelhos de estética, pode converter muitos clientes pela facilidade e naturalidade com que o site oferece e converte as compras.
O design de um website pode fazer ou quebrar as vendas de uma empresa. Se o layout for muito desorganizado, os visitantes podem ficar confusos e não saber o que fazer.
Os visitantes frequentemente saem se o site tiver um conteúdo em forma de texto ou visual que seja muito difícil de entender.
Um bom layout pode ajudar a direcionar os visitantes para as páginas mais importantes e comunicar claramente os produtos, serviços e ofertas disponíveis no site.
O layout de um site deve ser profissional e direto, deve obrigar os visitantes a permanecerem no site, fornecendo-lhes as informações de que precisam para fazer uma compra.
Dessa forma, é possível concluir que o layout de uma página é um dos pontos mais importantes dentre de uma estratégia web, visto que ele é o primeiro contato do cliente com uma empresa. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.