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Intenção de busca: entenda o que é e a sua importância

  • Gustavo Santos
  • 15 de fevereiro de 2023
  • 5 mins de leitura

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A intenção de busca nada mais é do que algo que o usuário pretende encontrar quando faz uma pesquisa nos buscadores, como no caso do Google.

Quando alguém procura uma informação, como “aulas de inglês para iniciantes”, por exemplo, pretende encontrar uma escola de inglês ou até mesmo algumas dicas para começar os estudos.

Mas mesmo que isso pareça um pouco óbvio, essa compreensão faz parte dos termos de pesquisa e é a partir disso que as organizações devem planejar a produção dos materiais e atender às necessidades da persona.

É uma compreensão que não faz parte apenas do Google, mas também do YouTube, das redes sociais e de diversos outros canais utilizados para as estratégias de marketing digital que tenham um sistema de busca.

Tudo aquilo que o usuário digita na barra de pesquisa não se trata apenas de uma mera palavra-chave, mas também de uma intenção de encontrar informações relevantes para suas dúvidas e necessidades.

Os buscadores existem justamente para isso, assim sendo, é fundamental para os negócios entender o que é intenção de busca, tipos de intenção de busca e a importância desse processo.

O que é intenção de busca?

A intenção de busca nada mais é do que algo que está na mente do usuário quando pesquisa alguma coisa nos buscadores, portanto, aquilo que ele pretende encontrar quando faz uma pesquisa na internet.

Compreender esse conceito é fundamental para que os profissionais de marketing possam criar uma estratégia de conteúdo realmente capaz de oferecer boas respostas para as pesquisas dos usuários.

A partir disso, uma empresa de regularização contrapiso consegue otimizar suas estratégias e alcançar a primeira página nos resultados de pesquisa. Só que a intenção de busca possui diferentes tipos.

Tipos de intenção de busca

Existem 3 tipos de intenção de busca, sendo a navegacional, transacional e informacional. A pesquisa navegacional é quando a pessoa procura um site específico, digitando o nome da empresa ou da página para encontrar o que procura.

Por exemplo, se uma pessoa digita o nome do negócio, sua intenção é precisamente encontrar essa empresa na internet.

Quanto à pesquisa transacional, é quando o usuário pretende realizar uma transação. A pessoa já tem interesse em fazer uma compra, então ela faz uma pesquisa para encontrar produtos e serviços, geralmente querendo saber seu preço.

Por fim, a pesquisa informacional faz parte do estágio inicial dentro da jornada de compra e acontece quando o usuário tem uma dúvida e precisa compreender um pouco mais sobre o assunto.

Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa sobre “melhor oficina mecânica especializada em injeção eletrônica”, está fazendo uma pesquisa informacional, visto que quer se informar sobre a melhor oficina mecânica do tipo.

Importância da intenção de busca

As palavras-chave usadas pelos usuários têm um papel muito importante para melhorar os resultados de pesquisas sobre determinado conteúdo nos buscadores, só que as organizações não lidam apenas com o algoritmo das plataformas.

Na verdade, tudo o que é produzido na internet tem o propósito de impactar as pessoas. Quando a marca escolhe uma palavra-chave para seu material, procura atender à plataforma de busca, só que é necessário analisar a forma humana das pesquisas.

Ao longo do tempo, as marcas perceberam a importância de equilibrar a tecnologia dos algoritmos com a experiência do usuário, trazendo respostas precisas para o internauta, de modo que ele realmente possa esclarecer suas dúvidas.

Não é novidade para nenhum profissional de marketing que o Google aprimora seu algoritmo constantemente para compreender de que maneira as pessoas fazem pesquisas e quais são suas finalidades.

A combinação de palavras diz muito sobre o comportamento dos usuários, assim como as repetições que acontecem quando uma pesquisa é efetuada.

Se um fornecedor de kit lanche gourmet identifica a intenção de busca, ele estuda um pouco mais sobre a pessoa que está usando a ferramenta de pesquisa e a estratégia de SEO passa a ser aprimorada nisso.

Como resultado, a organização vai oferecer um material compatível com os termos pesquisados. Produzir conteúdo contribui com o tráfego orgânico do site, visto que traz respostas e formações objetivas.

A marca, por sua vez, mostra para o Google que o texto merece ser bem posicionado dentro da plataforma.

Como identificar a intenção de busca?

Além de compreender o conceito de intenção de busca, é muito importante que o negócio consiga identificá-la. Algumas dicas para isso são:

Usar ferramentas de palavras-chave

Existem diversas ferramentas de palavras-chave que ajudam o negócio a trabalhar com bons termos e uma média de pesquisa para cada uma, além do mais, traz uma comparação entre palavras semelhantes.

Por meio dessas opções dentro da ferramenta, um fabricante de telhado de vidro garagem consegue observar os assuntos principais e quais são as dúvidas mais comuns entre os usuários.

É possível escolher uma palavra que traga os resultados esperados de maneira mais certeira para o negócio.

Analisar a página de resultados do Google

A página de resultados do Google, conhecida como SERP (Search Engine Results Page) elenca tudo aquilo que as pessoas podem encontrar dentro dos sites que existem na internet, de acordo com a pesquisa realizada.

Uma das coisas mais interessantes é que o buscador traz, de maneira clara, a intenção da pesquisa, então, quando o negócio coloca a palavra-chave de seu material na ferramenta, é possível encontrar diversas opções de resultados.

Fica muito mais fácil saber como criar um conteúdo alinhado aos demais resultados encontrados, além de saber precisamente o que as pessoas estão procurando ao usar aquele termo.

Usar o Google Trends

Google Trends é uma ferramenta que mostra as tendências de buscas sobre determinado termo de pesquisa.

Por meio dele, é possível saber quais são os assuntos e pesquisas relacionadas, as regiões que mais procuram a palavra, quando ela é mais ou menos relevante, e com isso personalizar a busca, de acordo com tópicos e categorias específicas.

Conhecer as sugestões do Google e pesquisas relacionadas

Quando alguém procura algum assunto na caixa de pesquisa, como pinturas em salas residenciais, o site sugere outras pesquisas relacionadas que são procuradas frequentemente, considerando os termos usados pelo usuário.

A marca pode observar essas sugestões e verificar qual delas faz mais sentido e quais trazem resultados alinhados com o contexto do material.

Também é possível identificar a intenção de busca por meio de pesquisas relacionadas que costumam aparecer no fim da página de busca, mostrando outras combinações de palavras e frases para o mesmo termo.

Focar no comportamento do usuário

As palavras-chave usadas em seus conteúdos por uma empresa de manutenção poço semi artesiano são muito importantes para as estratégias de SEO, só que é necessário compreender como é a intenção de busca das pessoas que usam esses termos.

Isso porque essa compreensão contribui com a construção de materiais mais objetivos e compatíveis com aquilo que o usuário realmente pretende encontrar.

A identificação auxilia no ranqueamento do site no buscador, tendo em vista que o algoritmo é capaz de entender que a publicação atende às expectativas do usuário e traz as respostas que ele procura na plataforma.

É importante ter em mente que a palavra-chave é um caminho fundamental para compreender a intenção de busca, tendo em vista que é possível usar ferramentas para identificar os resultados para os termos escolhidos.

Uma empresa prestadora de serviço de portaria também pode fazer pesquisa no próprio Google para encontrar melhores resultados, sugestões de busca e pesquisas relacionadas capazes de orientar a análise de comportamento da persona no buscador.

É importante fazer tudo isso porque, mesmo sendo necessário atender aos critérios dos buscadores, os materiais continuam sendo criados para pessoas. Elas devem ser o centro da produção, por isso, primeiro é importante saber quais são suas necessidades.

O marketing de conteúdo surgiu justamente pelo fato de que quando uma pessoa pesquisa sobre um produto ou serviço na internet, nem sempre tem intenção de comprar. Por isso, também varia os formatos dos materiais, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Planilhas;
  • Imagens.

Por exemplo, se alguém pesquisou sobre divisória corporativa, pode ser que esteja interessado em comprar, mas também pode estar procurando dicas de produtos para o ambiente, quais são as últimas tendências e outros assuntos relacionados.

Se o negócio consegue compreender qual é a intenção usada em cada palavra-chave relacionada ao seu segmento, passa a entender melhor o comportamento do usuário e com isso torna suas estratégias mais assertivas.

Considerações finais

Os buscadores são porta de entrada para excelentes oportunidades de negócio e compreender a maneira como são utilizados traz mais assertividade para as estratégias de marketing e comunicação.

A empresa vai conseguir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, além de ter a capacidade de esclarecer todas as dúvidas que as pessoas possam ter sobre seu nicho, produtos e serviços.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.