Voltar para o ínicio

Google Tag Manager: conheça essa ferramenta!

  • Gustavo Santos
  • 27 de setembro de 2022
  • 6 mins de leitura

Navegue por tópicos

Compartilhar

Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google na qual é possível introduzir apenas um código em um site e depois instalá-lo em vários serviços sem que seja necessário alterar esse código. 

Quando a administração de códigos do Google Tag Manager é centralizada, as estratégias do marketing conseguem autonomia. Assim a produtividade fica melhor e os custos com TI acabam sendo reduzidos.

Muitas das ferramentas que uma empresa de instalação de película utiliza, demandam instalação de códigos em certas páginas do site e muitos dos profissionais de Marketing precisam do suporte de um desenvolvedor, isso acaba atrasando suas ações.

Ao atrasarem seus trabalhos, eles acabam prejudicando os resultados da empresa. Porém, para ganharem agilidade e serem flexíveis nesse processo, utilizando o Google Tag Manager, isso faz com que com apenas um código, outros serviços possam ser instalados.

Sem contar o fato de que trocando as tags (sinalizadores) pela do GTM, o funcionamento do site da uma loja virtual de rack servidor pequeno, melhora consideravelmente.

O GTM é uma plataforma que tem como objetivo facilitar a automatização, administração e colocação de tags de monitoramento dentro de um site, gerenciando e configurando vários pontos de monitoramento, como as Landing Pages.

Tomando como referência uma loja virtual, é necessário monitorar o comportamento dos usuários em diversas fases nas redes sociais, por exemplo, para identificar os tipos de materiais vistos e também as ações na compra de peças de suspensão automotiva.

Esse é um exemplo vindo das redes sociais, mas ainda existe o público orgânico trazidos por meio dos anúncios do Google Ads ou através da estimulação de sites.  

A importância do Google Tag Manager

O Google Tag Manager é importante porque facilita o gerenciamento de todas as tags e scripts necessários para o monitoramento de públicos diferentes, permitindo que a estratégia de marketing da empresa seja realizada de forma otimizada.

Ele também é importante porque auxilia na instalação das diversas tags de um site de móveis para recepção de empresa, por exemplo.

O público que vem do Google Ads ou por meio de buscas orgânicas normalmente é identificado pelo Analytics, do próprio motor de busca. Porém, para monitorar adequadamente as ações no Instagram e Facebook, é preciso ter o Pixel instalado.

O Google Tag Manager ainda é importante pois facilita a gestão de todos esses elementos para que o gestor de um e-commerce de avental personalizado com logotipo não fique perdido e nem necessite adicionar inúmeros códigos diversos na página.

Portanto, além da gestão de tags, o GTM se destaca por dois elementos básicos: os acionadores e também as variáveis.

Ambos atuam em conjunto com tags e scripts para criar uma automação das estratégias de marketing utilizadas no e-commerce.

Os acionadores agem como “botões” dentro da estratégia e para que certas condições sejam alcançadas, ele é “ligado”, feito um interruptor de luz e inicia o funcionamento de uma tag.

Por exemplo, se o cliente adicionar um produto de uma serralheria de ferro e alumínio no carrinho, o acionador ativa uma tag e são coletadas informações adequadas para isso.

As variáveis são elementos que somam complexidades para acionar as tags do site. Elas são como um balde: armazenam vários tipos de dados para deixar essas condições mais determinadas e complexas

Benefícios do Google Tag Manager

Essa ferramenta foi desenvolvida para facilitar o trabalho de empreendedores e de profissionais do marketing e TI. Dessa forma, listamos algumas das vantagens que o Google Tag Manager pode trazer para um negócio.

  • Manipular os códigos de monitoramento quando necessário;
  • Não depende várias pessoas para mexerem no código fonte;
  • Fornece métricas de engajamento;
  • Oferece, também, métricas de conversão;
  • Aumenta a segurança de projetos;
  • Permite retornar às versões anteriores à colocação das tags;

Além das características citadas, o GTM se destaca por desburocratizar o setor de TI, visto que apenas uma pessoa consegue manipular e ter controle sobre as alterações feitas, além de oferecer a pré-visualização das alterações efetuadas.

Entenda como funciona o Google Tag Manager

O Google Tag Manager, como exposto anteriormente, é um o gerenciador de tags que tem como função publicar códigos de rastreamento dentro do website de uma forma ágil, rápida e simples, trazendo escalabilidade.

Portanto, é suficiente instalar apenas uma vez o código do GTM no <head> e <body> do site de higienização de poltronas, que diversas possibilidades se abrem para os usuários.

Então, ao invés de fazer a instalação página por página de um e-commerce, por exemplo, o responsável coloca apenas uma vez o código dentro do Google Tag Manager, que ele distribuirá o código para todas as outras páginas do site.

O GTM funciona, também, integrando-se junto ao Google Analytics e com as plataformas que um e-commerce de home office planejado pequeno fornece, aumentando o controle das tags de qualquer site.

Google Tag Manager em Mídias Pagas

Apesar do GTM oferecer inúmeras possibilidades de criação e publicação de tags, empresas que realizam investimentos de Mídia Paga também podem aproveitar e utilizar os recursos que esse gerenciador oferece.

Normalmente as plataformas de propaganda paga, como o Facebook, Instagram, Google, Linkedin ou o Twitter disponibilizam um Pixel, código em javascript, que reúne informações dos visitantes dos sites nos quais é instalado.

O JavaScript é uma linguagem de programação ativa plena de recursos que ao ser aplicada em um documento HTML, pode fornecer interatividade forte em sites.

Ou seja, é graças a esse pixel instalado no site, que um banco de dados é gerado e alimentado com dados relevantes, que são utilizados para as campanhas de Ads.

É o conhecido Machine Learning, um ramo da inteligência artificial e da ciência da computação, que permite a busca dos padrões de comportamento de visitantes, registrando suas ações dentro do site onde o GTM foi instalado.

Alguns desses dados coletados por meio dos pixels instalados são:

  • Informações a respeito os visitantes do site;
  • Rastreamento de conversões (leads e vendas);
  • Canal de origem da visita de da conversão;
  • Perfil dos visitantes;
  • Comportamento dos visitantes.

Portanto, o Google Tag Manager viabiliza que o pixel atue a instalação do código em todas as páginas ou nas URLs específicas e precisa seguir determinadas regras.

Para conhecimento: URL é o endereço eletrônico de um site ou blog que possibilita que uma empresa possa ser encontrada na rede de pesquisa.

Como iniciar o uso do Google Tag Manager

Para iniciar o GTM em um site, primeiro é necessário criar uma conta no link do Tag Manager no Google, que pode ser a mesma do Google Analytics.

A forma de administração das contas do GTM vai depender de cada empresa. Coloque o nome da sua empresa e pressione continuar:

O próximo item é criar o primeiro contêiner, que é o local onde vai ser configurado e hospedado todos os outros códigos constantes no Tag Manager.

Coloque um nome para identificá-lo, pode ser um nome ou até o próprio domínio da empresa. Depois, selecione Web, onde ele vai ser utilizado e crie a conta. Depois da conta ser criada, ela deverá ser nomeada com um domínio do site que vai receber o GTM.

Na sequência O GTM deve ser instalado no site e as instruções e o código constam no Painel Administrativo da conta.

Seguindo as instruções, rapidamente o GTM-XXXXX é instalado em todas as páginas do site e, a partir daí, as tags poderão ser instaladas em todo o domínio ou nas URLs estipuladas pela empresa.

Depois de aceitar os termos de uso, o código fornecido precisará ser instalado em todas as páginas desejadas.

Como abordado anteriormente, um dos benefícios do GTM é não precisar do auxílio de um desenvolvedor sempre que um novo código precisar ser adicionado, visto que o Tag Manager possui seu próprio código.

Esse código deve ser enviado para um desenvolvedor, se for o caso de ter um, ou pode ser instalado pelo próprio responsável, sendo essa a única vez necessária para colocar o código do HTML.

O código do Tag Manager deve ser acionado depois da abertura do <body> no HTML, nas páginas desejadas.

Depois da instalação, será preciso colocar tags no contêiner e para isso ser feito o quadro verde à direita deve ser acionado ou no menu localizado à esquerda.

Acionado essas tags, o contêiner deve ser publicado, para que as tags adicionadas ao site possam ser carregadas. A cada atualização realizada na tag é preciso republicar o contêiner para que surta efeito.

O próprio Google Tag Manager vai sugerir algumas tags, porém outras podem ser adicionadas, conforme a necessidade, devendo ir em “Tag HTML personalizada”, dando um nome à cada tag escolhida.

Considerações finais

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita, fornecida pelo Google, para que as empresas possam adicionar um único código identificador em um site, para que depois ele possa ser instalado em outras páginas.

O uso do Google Tag Manager poupa o tempo da área de TI, desburocratizando os processos tradicionais e quando é instalado traz muitas vantagens à empresa, conforme relatado anteriormente. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.