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Google Alerts: entenda como funciona essa ferramenta!

  • Gustavo Santos
  • 22 de fevereiro de 2023
  • 5 mins de leitura

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Nos últimos anos, com o desenvolvimento de uma grande concorrência no meio digital, se tornou necessário que empresas pensassem em formas para se destacar no mercado. Uma dessas ferramentas que tem ganhado destaque é o Google Alerts.

A ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google tem como principal objetivo auxiliar e otimizar a criação de conteúdos para empresas e produtores de conteúdos de um modo geral.

O Google Alerts, como o próprio nome já exemplifica, funciona como um alerta de termos e frases previamente estabelecidos por uma empresa. Essa ferramenta pode ser utilizada por empresas multinacionais da tecnologia ou por um laboratório veterinário popular.

De modo geral, essa plataforma pode ser usada em empresas de diversos segmentos de atuação, bem como ser usada para auxiliar produtores de conteúdos independentes ou jornalistas de hard news.

É de conhecimento geral que, nos últimos anos, a palavra-chave que rege a internet é a criação de conteúdo. Sendo assim, empresas desenvolvem tecnologias para que novos conteúdos sejam produzidos de forma recorrente.

No entanto, como consequência dessa grande demanda por conteúdos e bom posicionamento, surge a falta de tempo para desenvolver conteúdos mais aprofundados ou cobrir notícias e trends tão rapidamente.

Para isso, uma empresa de entrega expressa pode usar o Google Alerts como uma ferramenta para auxiliar nesse trabalho e entregar conteúdos de maneira constante.

Sendo assim, torna-se necessário que o presente artigo desenvolva de maneira detalhada o que é o Google Alerts, como essa ferramenta funciona e quais são as melhores formas para que uma empresa a utilize.

Entendendo o que é o Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta criada e desenvolvida pela Google que, de maneira resumida, dispara e-mails para seus usuários sobre determinado termo ou palavra-chave escolhida previamente.

Ou seja, se uma empresa de serviço de guincho mensal acionou um alerta para a palavra “guincho”, toda vez que um conteúdo for publicado na plataforma essa empresa será notificada em seu e-mail.

A ferramenta é gratuita e está disponível desde 2003. Desenvolvida por Naga Kataru, em seu início, era muito utilizada para fins jornalísticos e por assessorias de imprensa. 

No entanto, desde sua criação, a forma de usar a ferramenta, e a forma de se usar internet como um todo, mudou. Por isso, foi necessário que algumas mudanças ocorressem dentro da plataforma.

Desde então, a ferramenta tem sido usada, majoritariamente, por empresas, como as que trabalham no desenvolvimento de laudo técnico bombeiro.

O Google Alerts pode ser usado como um facilitador na hora de criar conteúdos. Ao escolher um tema específico como filmes, música, personalidades da mídia, empresas e outros, o Google enviará um e-mail notificando que um novo conteúdo foi postado.

Para além deste anúncio, a ferramenta ainda permite que formato de conteúdo seja escolhido. Ou seja, o Google Alerts permite que uma escola de música seja notificada sempre que alguém publicar um texto ou vídeos sobre aula particular de guitarra.

Além desses formatos, ainda não permitidos as notificações de páginas da web, publicações em blogs, publicações de periódicos e pesquisas acadêmicas, entre outros formatos e modelos.

Sendo assim, essa ferramenta é muito vantajosa para companhias de diversos segmentos e tamanhos. Sendo importante entender, de maneira detalhada, como criar alertas dentro dessa plataforma.

Criando alertas dentro do Google Alerts

Para que uma empresa de manutenção de persiana horizontal implemente esse recurso, é necessário que cinco passos simples sejam seguidos. São eles:

  • Fazer o login no site Google Alerts;
  • Escolher os temas que serão notificados;
  • Clicar em “Meus Alertas” para adicionar novos temas;
  • Definir periodicidade e outras características dos alertas;
  • Clicar em “Criar Alerta”.

Após a conclusão destes passos, é possível que os alertas sejam criados da maneira ideal para um negócio ou produtor de conteúdo.

Dentre as diversas opções de temas, é possível escolher entre assuntos e personalidades do momento que serão indicados pela própria plataforma, ou escolher entre assuntos que tenham relação com a empresa.

Ou seja, uma oficina de carros pode criar um alerta para que sempre que um conteúdo sobre uma oficina funilaria e pintura seja publicado em um blog, a companhia receba essa notificação por e-mail.

Outro recurso interessante que o Google Alerts apresenta é a possibilidade de escolher a periodicidade que o e-mail cadastrado receberá os anúncios. Podendo escolher entre sempre que disponível, no máximo uma vez por dia ou no máximo uma vez por semana.

Além disso, a plataforma também permite outros tipos de configurações nos alertas, permitindo que uma empresa que oferece curso prático para motorista de ônibus adeque, ainda mais, os alertas que serão enviados para ela.

É possível que a empresa escolha o local em que foi publicado o conteúdo, assim como, o idioma utilizado, as fontes como sites institucionais, blogs, vídeos, entre outras características.

Sendo assim, uma empresa que utiliza o Google Alerts da maneira correta conseguirá encontrar diversos benefícios e, até mesmo, conseguirá aumentar seus resultados no meio digital.

Como as empresas podem usar o Google Alerts?

Como foi apresentado anteriormente, o Google Alerts é uma ferramenta que foi criada para otimizar e auxiliar empresas e produtores na criação de conteúdos dentro da internet.

No entanto, pensando exclusivamente no posicionamento de empresas, existem diversos motivos pelos quais as empresas que desejam se destacar no mercado digital podem usar essa ferramenta.

  • Acompanhar comentários sobre a empresa;
  • Acompanhar comentários e publicações da concorrência;
  • Usar como base para criação de novos conteúdos;
  • Desenvolver estratégias de link building.

Torna-se importante para o desenvolvimento deste artigo, que os tópicos apresentados na lista sejam desenvolvidos de maneira mais detalhada, mostrando como uma empresa pode usar o Google Alerts para melhorar sua imagem dentro da internet e do próprio Google. 

Acompanhar comentários sobre a empresa

Ao criar um anúncio com o nome da empresa, torna-se possível que o empreendimento acompanhe o que estão falando sobre ele entre outras redes sociais ou sites.

Caso os comentários sejam negativos, essa é uma grande chance para pensar em formas de alterar essa imagem e mostrar a qualidade que a empresa tem.

Analisar comentários e publicações da concorrência

Assim como no tópico anterior, é possível fazer a mesma análise com a concorrência. Ao fazer um alerta é possível encontrar pontos positivos e negativos da concorrência, criando assim novas estratégias para se destacar no mercado.

Caso a concorrência seja falada positivamente, é crucial entender qual o caminho que ela está seguindo e desenvolver novos projetos para que a empresa se destaque na internet ao invés de seus concorrentes.

Usar como base para criação de novos conteúdos

Como dito anteriormente, existe uma grande cobrança para que conteúdos sejam publicados regularmente. Por isso, criar alertas com temas relevantes sobre a empresa podem auxiliar a encontrar novos temas para desenvolver conteúdos relevantes.

Desenvolver estratégias de link building

Para que uma empresa, ou site, consiga ter um bom posicionamento no Google, e em outros buscadores, é preciso praticar as técnicas de SEO, entre elas está a estratégia de link building.

Ou seja, ao criar um alerta com o nome da empresa, é possível encontrar outros conteúdos que a citam. Caso o conteúdo não tenha um link que leve para a página da empresa é possível entrar em contato com o criador e solicitar a inclusão de um link.

Aumentando, assim, as visitas para a página da empresa e, também, aumentando o posicionamento de ambas as páginas nos mecanismos de busca, sendo uma estratégia interessante para ambos.

Considerações finais 

O Google, se tornou uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Desde seu surgimento ela vem sendo destaque por suas criações e por estar à frente de novas tecnologias e otimizando a forma como a sociedade utiliza a internet.

Desse modo, o Google Alerts não poderia ser diferente. A ferramenta que é disponibilizada gratuitamente é um grande avanço na tecnologia e uma ajudante para os criadores de conteúdo dentro da internet.

Sendo assim, é imprescindível que as empresas entendam como o Google Alerts funciona e de que forma essa ferramenta pode ser usada dentro dos mais diferentes setores de um empreendimento.

Pois, além do auxílio que essa ferramenta traz para a criação de novos conteúdos, essa também é uma maneira que o próprio Google tem para mostrar o que é interessante e o que uma empresa precisa fazer para rankear positivamente na plataforma.

Ou seja, uma empresa que usa as ferramentas do Google da maneira correta e em conjunto com as boas práticas de SEO, terá grandes chances de aumentar seu posicionamento dentro da plataforma e se destacar em um mercado tão competitivo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.