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Conheça os principais tipos de site para o seu negócio

  • Gustavo Santos
  • 27 de outubro de 2022
  • 5 mins de leitura

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Hoje você vai conhecer os principais tipos de sites que existem. O primeiro site da história da internet, oficialmente, foi criado em 1991, chamado de The Project, por Tim Berners-Lee, o criador do famoso “www.” Desde então, toda a lógica de consumo foi se desenvolvendo e as marcas dominaram os endereços eletrônicos.

Hoje em dia, nunca foi tão fácil construir uma presença online para quem começou o próprio negócio ou está prestes a começar.

Muitos proprietários de empresas podem estar se perguntando por onde começar com o desenvolvimento do próprio site e qual é o principal objetivo e que recursos atenderão melhor às necessidades.

Este é justamente o intuito deste artigo: informar sobre os tipos de site para o negócio de pintura emborrachada automotiva, ou de qualquer outro segmento, e entender qual deles poderia servir mais.

Afinal, toda empresa, nos dias atuais, precisa de um site. Até pessoas que não trabalham neste ramo têm seus próprios sites. Então, é praticamente um pré-requisito para quem quer divulgar um negócio e ter sucesso futuramente.

Saiba por que é necessário ter um site

Já ficou bastante claro que é necessário criar um site para começar a ter alguma presença online. Talvez, há alguns anos, os pontos físicos tinham uma maior relevância, mas isso vem mudando drasticamente, principalmente após a pandemia de 2020.

Um site é como se fosse o seu endereço, só que digital. Ou seja, um lugar onde se pode convidar as pessoas a conhecer sua marca, seus produtos, como persianas modernas, e os serviços ofertados ao mercado.

É também o local onde as pessoas podem se conectar com sua marca e decidir se a sua é a empresa ideal para a contratação frente aos diversos concorrentes.

E, ao contrário de uma loja física ou de um escritório, que estipula horários de abertura e fechamento para o atendimento, o site de uma corporação está aberto para qualquer pessoa com acesso à internet 24 horas por dia, sete dias por semana.

Isso permite que os clientes e demais visitantes acessem aquele site quando quiserem e façam compras quando for necessário, dando flexibilidade de escolha para as pessoas.

Além disso, um site cria credibilidade. Se o dono de uma marca deseja se posicionar como respeitável, se mostrando ser alguém que as pessoas possam confiar e fazer negócios, a primeira impressão precisa ser arrebatadora e também prolongada.

Saber alguns benefícios de forma mais resumida e que podem, de fato, mudar seu negócio para outro patamar é crucial. Afinal, a internet é um celeiro de oportunidades que se abrangem cada vez mais e aparecem de formas diferentes.

A criação de um website garante também que todos fiquem informados sobre as últimas novidades, se for necessário.

Isto é, se houver mudanças constantes ocorrendo em seu negócio, como novos produtos, lançamentos, promoções ou atualizações relacionadas à empresa, seu site ajudará a manter as pessoas informadas e notificadas.

E a oportunidade é incrível porque, só no Brasil, o número de celulares ultrapassa o número da população do país. É algo bastante significativo e mostra como as pessoas podem estar conectadas, inclusive pelos sites.

Diante disso, muitas empresas estão de olho em criar seus sites e ficar cada vez mais conectadas com seus públicos. Então, se ficar à frente da concorrência é uma prioridade para o negócio, ter um site é um dos primeiros passos.

Outro ponto importante de desenvolver um bom site para a visita dos potenciais clientes é que o negócio, no plano físico, teria limitações de divulgação ou precisaria de grandes investimentos para pessoas de outras localidades conhecerem.

Pensando dessa forma, um site é como uma expansão do raio de alcance em relação ao potencial de público que se consegue atingir.

Sendo assim, com um site, qualquer pessoa que esteja procurando por algum termo nos principais buscadores do Google pode achar o site por meio de uma busca focada.

Além disso, para que os clientes em potencial se convertam em clientes, de fato, uma página online é importante para ser um lugar de destino em que se encontrarão as principais informações oficiais sobre o negócio.

Dessa forma, quem visita consegue navegar pelo portfólio das empresas, que aproveitam o espaço do site para divulgar o que fazem de melhor.

Na navegação também há um quesito muito importante, que são os depoimentos. Por meio deles, um site se torna referência de forma rápida por meio de declarações e opiniões a respeito do produto ou serviço, como curso manutenção de celular iPhone.

Geralmente, é uma das primeiras coisas que um cliente em potencial verá. Afinal, quem está na internet não necessariamente confia nos endereços eletrônicos.

O receio pode ser grande dependendo do caso. Então, quanto mais referências, melhor deve ser sua percepção em relação ao visitante.

O custo é outra vantagem que não se costuma falar sobre os sites. Mas quem faz panfletos, marketing de mídia paga e usa outros meios de publicidade, como banner para empresa, pode achar essas opções bem caras.

A presença de um site pode não ser uma das formas em que mais se divulga o negócio, mas, além da exposição, gera muita credibilidade construir um site bem estruturado e que defina bem as estratégias e a identidade da marca.

Tipos de site para seu negócio

Como é de se imaginar, existem muitos tipos diferentes de sites, portanto, é preciso decidir qual deles dará a presença online que uma empresa está desejando conquistar. Alguns deles são:

  • Portal;
  • Landing page;
  • Hotsite;
  • Loja virtual.

No entanto, neste artigo, serão destacados outros três formatos, que podem ser considerados os mais indicados para qualquer tipo de empreendimento.

1. E-commerces

Um site para e-commerce é aquele no qual os visitantes podem comprar produtos de forma direta sem precisar, sequer, de uma loja física. A maioria das marcas tem sites que enquadram esse tipo.

Este site é do tipo que se deve criar se estiver pretendendo vender produtos de forma virtual.

Algumas medidas devem ser tomadas para garantir que seus clientes estejam seguros no pagamento, como investir em software de comércio eletrônico e receber um certificado que ateste a autenticidade e a segurança das operações.

2. Sites de negócios

Esse tipo de site serve para uma empresa destacar partes de sua história, seus objetivos, seus valores, seus produtos e tudo aquilo que for relevante para se mostrar a ponto de fechar negócios.

Empresas que não tem sites com esse modelo, geralmente são mal vistas porque, quando não há informações institucionais, não há como saber o que faz a empresa, o que ela pensa e o que ela vende ou oferece.

Além disso, esse tipo de site pode ser ótimo para mostrar todo o portfólio em termos de produtos e serviços contemplados pela atuação da empresa, como limpeza de toldos e fachadas.

Basicamente, é possível colocar todos os trabalhos ou os principais que já ocorreram para outros clientes.

Um site de negócios com essa finalidade tem sido, geralmente, desenvolvido por companhias bem menores e até por empresas que prestam serviços terceirizados.

3. Mídia

Dependendo da área de atuação, é possível abrir um site noticioso ou apenas com conteúdos educativos para ser classificado como “mídia”.

Pode ser um site separado de outros que sua empresa prestadora de serviços construção civil tenha. É uma frente separada porque os conteúdos precisam rondar mais o negócio em si e não falar somente da própria companhia.

Dessa forma, se faz o que especialistas chamam de marketing de conteúdo e, assim, mais pessoas podem se atrair para aprender sobre o assunto e, eventualmente, contratar um serviço de copeiragem ou adquirir um produto.

Vale lembrar que os sites classificados como mídia, normalmente, têm receita por meio de publicidade e modelos de assinatura.

Considerações finais

Tendo em vista que grande parte das pessoas está fazendo compras online atualmente, espera-se que a maioria das empresas tenha uma presença na internet.

É o que a cartilha virtual dos negócios diz e, se uma companhia não fizer isso, então estará perdendo o maior potencial de mercado que há: a imensidão da virtualidade.

Não apenas a presença online será a maior chance de desbloquear novas vendas, que não seriam possíveis só no ponto físico, como também haverá uma maior reputação da empresa a ser mostrada para ainda mais pessoas.

Por isso, também é crucial que o seu site se destaque da concorrência e de vários outros e represente sua marca de uma forma contundente que envolva os usuários e proporcione uma ótima experiência.

Ao fazer isso, haverá o incentivo de pessoas comprarem da sua empresa de distribuidor de cosméticos para revenda quando quiserem, enquanto a companhia segmenta e converte esses leads de qualquer lugar do planeta.

E, claro, o contrário também é válido. Sem um site, corre-se o risco de uma empresa não ser vista no mercado ou simplesmente ofuscada pelos concorrentes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.