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Conheça 6 dicas para ter um e-commerce responsivo

  • Gustavo Santos
  • 28 de abril de 2023
  • 5 mins de leitura

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E-commerce responsivo é uma plataforma projetada para se adaptar a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar a organização dos elementos e a experiência do usuário.

A plataforma consegue distinguir a largura dos dispositivos usados para o acesso e verifica o espaço disponível, assim, determina de que maneira a página será apresentada.

Consegue ajustar as dimensões das imagens, fontes e outros elementos para garantir uma boa experiência ao visitante e evitar que a composição da plataforma fique desproporcional.

Hoje em dia, as pessoas acessam a internet por meio de seus computadores e dispositivos móveis, como tablets e celulares. O site da empresa precisa estar adaptado a todos os dispositivos.

Com o aumento das vendas pela internet, e consequentemente das vendas mobile, é ainda mais importante investir no design responsivo. Se isso não for feito, a plataforma pode perder boas oportunidades de vendas.

Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2020, uma a cada 3 pessoas acessavam a internet por meio de dispositivos móveis, e a tendência é que isso aumente cada vez mais.

Para fechar boas vendas, é necessário compreender o conceito de site responsivo, entender a importância do e-commerce responsivo e conhecer algumas maneiras de implementar o design.

O que é site responsivo?

Site responsivo é aquele em que o usuário acessa pelo celular e consegue navegar sem problemas com letras muito pequenas que precisam de zoom para serem lidas.

É um tipo de plataforma projetada de maneira inteligente para que possa se adaptar a qualquer tipo de resolução, sem maiores distorções. O design responsivo consegue identificar a largura de cada aparelho e determinar o espaço disponível.

Dentro de uma loja virtual de material de construção e ferragens, o visitante consegue visualizar as imagens e outros elementos de maneira proporcional.

Mesmo usando o mesmo layout, esse tipo de site consegue se ajustar a qualquer resolução e transmite a mesma experiência de leitura para o visitante, independentemente do dispositivo que ele utiliza.

Mas é importante entender que design responsivo é diferente de versão mobile. A plataforma responsiva é projetada para ser usada em qualquer tamanho de tela, ou seja, pode ser acessada por um computador ou celular.

Porém, quando o site utiliza mobile template, só consegue acessar a plataforma por meio de determinados tipos de dispositivos.

O ideal é que o e-commerce invista em design responsivo porque as pessoas podem acessá-lo por meio de qualquer tipo de aparelho.

Importância do e-commerce responsivo

As vendas pela internet aumentaram muito nos últimos anos, mas os consumidores passaram a comprar por meio dos dispositivos móveis, e as lojas que estão preparadas para isso conseguem obter um faturamento melhor.

O consumidor quer comprar de tudo na internet, desde roupas até caixa maleta kraft grande, e hoje em dia faz isso pelo celular porque a internet está na palma da mão.

Essa mudança está acontecendo rapidamente, tanto é que de acordo com algumas pesquisas, as vendas mobile estão 6 vezes maiores atualmente do que há 4 anos.

Essa mudança está relacionada ao comportamento do consumidor e ao modo como ele se posiciona diante da relação de consumo. 

Os usuários estão, hoje, de maneira expressiva, conectados à internet, e o incremento da velocidade fez com que os celulares se tornassem os mais aptos à navegação veloz.

Independentemente do setor de atuação dos negócios, essa mudança no acesso tem um peso fundamental nas estratégias de vendas. É necessário oferecer um ambiente adequado para a navegação e estar atento à jornada de compra para abordar o público.

O próprio Google já mostrou que é fundamental valorizar os micromovimentos do consumidor, ou seja, as interações que o cliente estabelece com as marcas de que mais gosta.

Não se trata apenas de uma mudança de dispositivo, visto que o tempo que as pessoas passam conectadas muda a maneira como pesquisam produtos, como se relacionam com as empresas e o modo como adquirem produtos e serviços.

Se um fabricante de guarda corpo de alumínio branco quiser ter um bom ranqueamento dos resultados de pesquisa do Google, precisa seguir seus critérios e um deles é o design responsivo.

Aqueles que não seguem essa premissa não são bem posicionados e isso acaba gerando problemas na divulgação e, consequentemente, na venda das mercadorias.

Dicas para implementar o design responsivo

Para que a plataforma de vendas seja responsiva, é necessário seguir algumas práticas e se atentar a diferentes detalhes, como:

1.    Investir em design limpo

O objetivo por trás de um e-commerce responsivo é facilitar a vida do visitante, por isso a plataforma não pode ser poluída e cheia de informações. Um design limpo e leve é muito mais ágil e o próprio site se torna mais confortável para os usuários.

As telas dos tablets e smartphones são menores, por isso, se a plataforma tiver muitos elementos, a navegação será pouco amigável.

Enquanto está visitando o site de uma loja virtual de rolo carpete, o visitante deve acessar apenas aquilo que deseja, visto que durante a navegação, pode esbarrar em links que não quer visitar no momento, como no caso de um banner.

O e-commerce precisa ser muito bem estruturado e estar de acordo com as linhas que determinam a maneira como os elementos são dispostos, algo que garante a harmonia do visual.

2.    Usar conteúdos leves

Produzir conteúdo valioso é muito importante para as plataformas e-commerce porque eles falam sobre assuntos de interesse do público e ainda podem assumir diferentes formatos, como:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Ebook.

Só que independentemente do formato usado pela empresa, eles não podem demorar para carregar, afinal, muitas pessoas que acessam a loja por meio de seu smartphone estão conectadas pelas redes móveis.

Um texto sobre ferro industrial para passar roupa precisa carregar rapidamente para que o visitante não desista da navegação.

3.    Investir em SEO

Um site responsivo melhora a experiência do usuário e favorece o posicionamento da loja nos mecanismos de busca. Isso mostra o quanto o design é favorável para as estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

O tempo de permanência aumenta com esse tipo de técnica, tendo em vista a relevância e o melhor posicionamento no Google. Sem falar no fato de que o design responsivo melhora o compartilhamento de conteúdo.

Em outras palavras, é uma forma de aumentar as chances da loja nas redes sociais e ainda melhorar o tráfego de referência para o site, algo muito importante para a classificação de SEO.

O e-commerce consegue melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa e atrair tráfego qualificado que vão ajudar a aumentar as vendas.

4.    Fazer testes

A loja pode tentar fazer compras em sua própria plataforma de diferentes produtos com rótulo transparente. Essas tentativas devem ser feitas usando dispositivos diferentes para se certificar de que a interface é realmente agradável.

É o momento de se colocar no lugar do visitante e pensar se ele realmente faria a compra no site da maneira como ele está.

Também é fundamental analisar os números da plataforma e fazer relatórios frequentemente com base nas taxas de visita, número de conversões, tempo de navegação, entre outras informações importantes.

5.    Trabalhar a arquitetura da informação

Não basta apenas criar um e-commerce responsivo que pode ser acessado pelo celular. Ele também precisa contar com um design que garanta uma boa experiência ao visitante e incentive sua permanência, assim, ele vai concluir a compra.

Uma loja de materiais para construção de telhado transparente para garagem precisa investir em arquitetura da informação, visto que se trata de um conceito que proporciona mais usabilidade para o site e incentiva a interação do visitante.

O ideal é contratar um profissional qualificado para realizar essa tarefa e melhorar a responsividade do e-commerce.

6.    Evoluir constantemente

A humanidade está em uma evolução constante, principalmente em relação à tecnologia, e as plataformas de venda pela internet precisam acompanhar o momento. A melhor forma de fazer isso é analisar KPIs para saber qual é o fluxo de usuários na loja.

Um fabricante de madeira plástica ecológica pode usar diversas ferramentas com esse propósito, por exemplo, informações sobre o usuário pelo Google Analytics, mapa de calor do site, mapa de clique e mapa de scroll.

Considerações finais

Milhares de lojas já entenderam a importância do design responsivo e começaram a adotar essa otimização para que possam atrair e incentivar positivamente a decisão de compra dos usuários.

As pessoas já não precisam mais de um computador para acessar a internet, por isso também já não precisam dele para fazer suas compras online.

A conexão está na palma da mão com os dispositivos móveis e atender a esse comportamento é fundamental para que os canais de vendas possam se manter competitivos e lucrar.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.